quinta-feira, 19 de março de 2009

A VITÓRIA QUE VEM DAS PERDAS


Texto: I Samuel 30.1-10.


Três grandes questões que nós temos. Davi lutava segundo a vontade de Deus para chegar a Jerusalém. Deus deseja que ele fosse rei. Ele deixa sua família e filhos em lugar seguro. Os amalequitas chegam até esse local e queimam e roubam tudo. Levam também seus filhos e esposas. Davi, ao voltar da batalhas, estavam cansados, esgotados e necessitavam de um lugar para descansar. O prêmio do guerreiro é sua família. Porém, ao chegarem lá não tinham famílias casa, nada. Deus permitiu que tudo fosse tirado. E muitas vezes perguntamos por que Deus permitiu? Por que Deus permitiu que eles perdessem tudo? Será que Deus tem prazer que seus servos estejam desprovidos de tudo aquilo que poderia dar? Deus permite a perda na vida de seus servos para que possamos ganhar o direito espiritual de ter cem vezes mais. Quando Deus permite que você perda alguma coisa, há uma guerra no mundo espiritual. O diabo quer transformar a sua perda em desastre. O diabo quer transformar sua perda em uma ruptura com Deus.

Por que a perda? Marcos 10. 27-31: Pedro disse, perdemos tudo e seguimos. Deus deixou você perder. O Deus não mudou. Davi, você estava lutando e perdeu tudo. Você, então, adquiriu o direito de ter cem vezes mais aqui na terra de tudo o que perdeu. Os amalequitas e os filisteus foram os primeiros. Há uma lei espiritual: Deus dará cem vezes mais de tudo o que foi subtraído na sua caminhada.


Por que tanto sofrimento? Deus não poderia poupar o sofrimento? Será que Deus é déspota? Será que ele se alegra? Porque no sofrimento tem um segredo espiritual: pagar o preço para conquistar aquilo que Deus preparou no futuro, com dores conquistamos a nossa vida espiritual, com dores de parto que a mãe pode ver o filho nascer. Não temos a capacidade humana de entender, a sua dor tem um propósito maior, Deus enxugará suas lágrimas com milagres. II Coríntios 12.10: o meu sofrimento me fortalece, filtra todas as coisas. Quando sofremos sabemos quem é quem. Davi, no seu sofrimento, entendeu que não podia contar com os seiscentos. O sofrimento tira o traidor, o enganador do caminho. O sofrimento depura, pois, quando o sofrimento é muito grande, fica a essência, que mostra o poder de Deus em você. Quando o diabo olhou para aquele sofrimento pensou que fosse o final mas na verdade é o começo da grande revolução que Deus fará na sua vida. II Coríntios 4.7-9: o sofrimento é a porta do caminho da ressurreição. Deus está trabalhando na sua vida. Sofremos para termos vitória.


Por que a derrota? II Samuel 8. onde Davi ia, Deus lhe dava vitórias. Davi não foi derrotado. Quantas vezes você não teve perdas e o diabo diz que não tem mais saída. Porque Deus faz com você Deuteronômio 8.2: pôs no deserto para ver o seu coração. Se, no dia da aparente derrota, você permanece em pé vive Zacarias 9.12: restituição. Se você teve aparente derrota, ela significa que você terá a maior de suas vitórias. Joel 2.25.


Davi precisava encontrar o ladrão. Provérbios 6.30-31. Quando ele for achado restituirá sete vezes mais, de tudo o que você teve. Sete vezes é a porção de Deus para sua vida. As respostas dos porquês da minha vida estão na cruz de Cristo. Davi ficou fora por três dias e foi roubado em tudo. Parecia tudo perdido mas Deus já lhe dava o caminho. Qual caminho?


1º) Ser reanimado: ser reanimado significa ser ressuscitado. Quando Davi estava lá estava sendo crucificado. Davi ressuscitou no Senhor. Davi mandou chamar o sacerdote e perguntou: será que Deus quer a minha vitória? É tempo da restauração. Salmos 119.116: a esperança não será envergonhada nem será frustrada. Quando Deus falou com Davi, ele voltou a ser quem ele era. Você é aquele ungido que Deus falou para ser o rei.


2º) Encontrar um livramento. I Samuel 30.11-12. O livramento venho daquele que venho do deserto. Aquele egípcio profeticamente simboliza o Senhor Jesus, aquele que ficou no deserto e hoje mostra à sua igreja qual o caminho da vitória. Quem poderia imaginar que Davi saísse debaixo de uma palavra de Deus e, no deserto, fosse encontrar um egípcio que tipificava e simbolizava a Jesus? Por três dias ele estava no deserto; desprezado se levantou para mostrar o caminho da vitória para Davi. Esteja na luta que você estiver, lá no meio do seu deserto, Jesus se levanta e mostra o caminho de sua vitória. O seu livramento já foi determinado por Deus. Davi não encontraria nada no deserto. O inimigo sempre comete um erro para favorecer o servo de Deus. Deus sempre terá uma livramento para sua vida. Deus já estava trabalhando porque é zeloso em cumprir a sua palavra.


Davi teria a maior de todas as vitórias. A vitória não é pela metade, é completa. Davi salvou tudo. Não faltou coisa pequena nem coisa grande. Os amalequitas haviam vencidos os filisteus, inimigos mortais de Davi. Deus queria dar os bens dos amalequitas e também dos filisteus. Davi trouxe tudo o que foi roubado. Mas a promessa de Deus não era só para trazer o que foi roubado; também além (v. 20). o despojo é muito mais do que você pensou ou imaginou. Depois de três dias havia festa do inferno (v. 16); no terceiro dia chegou o ungido de Deus. Sou aquele que trarei o despojo, que terei a restituição em dobro. A luta não é derrota. Deus preparou o livramento e um plano melhor. Antes do milagre acontecer na batalha, ele deve acontecer dentro de você! A sua restituição já está determinada!!