quarta-feira, 11 de março de 2009

Ceia de Oficiais




O Tabernáculo de Davi.

Texto. Amós 9.11-15 e Atos 15.16 e 17


Este é o tempo da restauração do tabernáculo de Davi. Deus desejou restabelecer, restaurar e tirar das ruínas o tabernáculo de Davi. Isto é um mistério de Deus e uma profunda revelação do Senhor. Quando houve a controvérsia na igreja de Jerusalém se o evangelho deveria ou não ser pregado para os gentios e se deveriam ser eles circuncidados ou não, Pedro diz que eles deveriam pregar o evangelho a todos. Tiago dá o seu parecer e fala a respeito daquilo que Paulo e Silas estão fazendo, ou seja, que eles estão cumprindo a palavra do Senhor: haverá um tempo no qual o tabernáculo caído de Davi será restaurado. Esse tempo emana daquilo que era a igreja apostólica constituída na época, a igreja que o Senhor estava levantado para que fossemos os herdeiros desta unção apostólica. O Senhor dá esta direção: o restabelecimento e a restauração do tabernáculo caído de Davi.


Por que o tabernáculo caído de Davi? Porque o tabernáculo de Davi envolvia:


1º) Sinceridade. Atos 13.22: o Senhor diz encontrei um homem segundo o meu coração, encontrei um homem que tem a minha vontade. Por que sinceridade? Jesus responde a mulher samaritana no poço de Jacó - João 4.21-23; Jesus falava sobre a restauração do tabernáculo de Davi: a sinceridade onde Deus estava presente, onde o verdadeiro adorador o adora em espírito e em verdade.


2º) Limpeza interior. Para o restabelecimento e a restauração do tabernáculo de Davi era necessário que tivesse limpeza interior. É por isso que em Atos 13.22 o Senhor fala que encontrei um homem segundo o meu coração. Se o meu interior está sujo não posso ter este relacionamento com o tabernáculo de Davi. Aqui está o segredo para que o tabernáculo de Davi existisse: a sinceridade e a limpeza interior.


3º) Liberdade. Gálatas 5.1.


Deus, através da palavra, mostra as sua formas de habitações distintas. O Espírito de Deus habita na terra de quatro formas distintas e diferenciadas, até os dias de hoje:


1º) Tabernáculo de Moisés: a habitação do Senhor estava ali presente. No tabernáculo de Moisés, Deus estabelece as divisões, estabelece aquilo que os homens deveriam se relacionar e (Êxodo 25.8) estabelece através de leis. Nos dias de Davi, o tabernáculo estava em Gate: em I Samuel 1.3, mostra que o sacerdote ficava em Siló e todos os judeus iam até ali para adorar a Deus;


2º) Tabernáculo de Davi: II Samuel 6.17. Davi, por receio de ir até Siló, onde estava o anjo do Senhor e onde houve grande matança, se propõem a fazer um tabernáculo ao Senhor. Davi traz novamente o tabernáculo para Jerusalém.


3º) Templo de Salomão. II Crônicas 2.1. Depois de concluído a sua construção, Salomão dedica o templo ao Senhor e então o ritual volta.


4º) O Homem. I Coríntios 6.16: nós somos o templo do espírito do Senhor.



Estes são os quatro locais que a Bíblia nos mostra onde o Espírito de Deus habita. O tabernáculo de Moisés havia três compartimentos: a) o santo dos santos: que era dividido por uma cortina e o sacerdote não entrava constantemente, mas apenas uma vez por ano; b) o lugar santo: o lugar onde as pessoas traziam as suas ofertas para serem consagradas ao Senhor; onde os animais eram imolados para a expiação dos pecados; c) átrio: onde as pessoas se achegavam ao tabernáculo. Então, o tabernáculo era uma estrutura no qual Deus havia dado em visão a Moisés e Ele estabelece esta forma de relacionamento: o santo dos santos, o santo lugar e o átrio externo. A Glória do Senhor estava ali e o acompanhava (Êxodo 40.34).


O templo de Salomão obedece ao mesmo princípio do tabernáculo de Moisés, porque nele também havia o santo dos santos, o lugar santo e o átrio para os gentios e também o átrio para os judeus.


Em nenhum lugar, porém, Deus fala que quer a restauração do tabernáculo de Moisés ou do templo de Salomão. O que Deus fala, através de Amós, é que Ele quer a restauração do tabernáculo de Davi, o tabernáculo caído que está em ruínas. Depois, Tiago reforça que é o tempo que, quando o evangelho é levado aos gentios, ele virá e restaurará o tabernáculo caído de Davi.


O que significa o tabernáculo de Davi? O tabernáculo de Davi era um tabernáculo 100% apostólico. Davi havia mandado colocar quatro estacas e puxou uma tenda em Jerusalém. Ele constrói uma tenda e no meio coloca a arca da aliança. Havia ali, cinco elementos cobertos: as sustentações e o altar. Deus dá a Davi um modelo totalmente liberal pois, ainda que estivessem na lei ( e não na graça) neste tabernáculo não havia sacrifício de sangue, de animais. Hebreus 8.2: Deus ao dar a Davi este tabernáculo, o sacerdote não derramava sangue, mas estava sendo ali trabalhado no coração daquele povo um reinado diferente. Estabelecia-se, profeticamente, o reinado do messias, no qual, Deus se relaciona conosco sem o sacrifício de sangue porque Jesus Cristo derramou o seu sangue na cruz do calvário. Agora, ele é o nosso sumo sacerdote.


Davi estabelece, portanto, uma outra maneira de servir a Deus:

1º) No tabernáculo de Davi havia a adoração. Em I Crônicas 16.4-7, Davi reúne os adoradores, cinqüenta, sessenta mil, estabelece os turno para que, dia e noite, houvesse adoração contínua. Jesus disse à mulher samaritana não é em Jerusalém, não é em onde você espera; é chegado o tempo em que os verdadeiros adoradores adoraram ao Senhor em espírito e verdade. O tabernáculo de Davi era o tabernáculo da adoração (I Crônicas 23.5 e 25.1).

2º) No tabernáculo de Davi as pessoas poderiam chegar a qualquer hora para se colocarem diante da arca e orarem a Deus. Todos tinham acesso e enxergavam a arca, o tabernáculo não tinha divisão e arca não estava encoberta pelo véu.

3º) No tabernáculo de Davi, todos tinham acesso à manifestação do poder de Deus que estava ali. Foi um modelo totalmente diferente. Quando o templo é construído novamente há uma exclusão do povo. A exclusão do povo só não houve no tempo do tabernáculo de Davi.

4º) No tabernáculo de Davi, Deus começa a se relacionar com o povo sem o intermediário humano. O sacerdote não mais consagrava animais. É exatamente isso que o escritor dos Hebreus fala: Jesus Cristo é o verdadeiro sacerdote do tabernáculo não feito pelas mãos dos homens, mas feito pelas mãos de Deus.


Este modelo é o modelo que Jesus estabeleceu. E este é o momento mais poderoso que a igreja tem vivido nestes dias. Estamos vivendo o tempo em que a restauração do tabernáculo caído de Davi está acontecendo na igreja de Jesus Cristo. Por quase quarenta anos aquele tabernáculo ficou em Jerusalém e o povo experimentou o que é ter Deus sem intermediário, ter um rei segundo o coração de Deus e ter um louvor contínuo na presença de Deus. Tudo aquilo termina e passam-se os anos em que eles ficam separados, até que Jesus Cristo novamente levanta o tabernáculo caído de Davi e entrega para sua igreja. É hora de vivermos esta poderosa restauração. Porque:

1º) Jesus começa a restauração do tabernáculo de Davi rasgando, de cima a baixo, o véu do templo (Mateus 27.51). Não existe mais templo para o homem porque tornou motivo de adoração. Os judeus deixaram de adorar a Deus e passaram a adorar o templo e passou a ser o motivo de orgulho. Deus permitiu que o templo fosse destruído. E, agora, o templo não será mais reconstruído. O que será reconstruído é o tabernáculo de Davi, que é a verdadeira relação de Davi com o homem. Deus nos chama para vivermos esta restauração completa. Quando Jesus diz 'pai está consumado', o véu do templo se rasga e voltamos a ser os verdadeiros adoradores que adoram em espírito e verdade, pois não há mais separação. 'A minha vida tem que ser motivo de adoração contínua ao nosso Deus porque o eu sou o templo e o tabernáculo está sendo levantado, é a minha vida que o Senhor Jesus coloca como instrumento de adoração ao Deus todo poderoso'.

2º) Quando o véu é rasgado vemos a glória de Deus. O shekinah do Senhor entra em nossas vidas. Apocalipse 21.3. O tabernáculo de Moisés andava e a glória do Senhor estava sobre ele (Êxodo 40.34). O shekinah do Senhor estava no templo de Salomão. E agora a glória do Senhor está no tabernáculo em que Deus habita e nós somos o tabernáculo que Deus habita. O shekinah e a glória do Senhor estão sobre nossas vidas. II Corintios 3.13-14. Somos o tabernáculo restaurado de Davi.

3º) O tabernáculo ficou por quarenta anos e com a restauração do templo foi desprezado pelo povo. Deus fala, porém, que restauraria o tabernáculo porque falta a adoração, a presença do Deus-vivo. Então, o Senhor prepara a igreja - que hoje detém a mesma relação que Davi estabeleceu – para que através desta adoração e desta relação do tabernáculo possa destruir o espírito da besta. Apocalipse 13.5-10. Satanás, através do espírito da besta, se levanta contra o tabernáculo. Muitos o adorarão porque não tem o nome escrito no livro da vida. Entretanto, o tabernáculo permanece por causa da fidelidade e perseverança. Somos o tabernáculo caído de Davi, restaurado por Jesus Cristo, e na plenitude da relação para os dias de hoje para derrotar o espírito da besta pela nossa perseverança e fidelidade.

4º) o tabernáculo é revestido de eternidade: II Coríntios 5.2. Neste tabernáculo estou gemendo para ser revestido de imortalidade. O tabernáculo de Davi depois de restaurado nunca mais será destruído. Se você tem gemido, lutado, sofrido, pagado um preço, enfrentado dificuldades neste tabernáculo que é seu corpo, o Senhor tem revestido de imortalidade. Satanás não pode destruir o tabernáculo de Deus e tirar a sua eternidade. Somos revestidos de imortalidade e somos indestrutíveis. O Senhor Jesus está nos esperando para habitar em meio a nossa reunião. Jesus não habitará no templo e sim no tabernáculo. Apocalipse 7.13-17.


Viveremos os dias de Davi. I Crônicas 23.5: Davi fez quatro mil instrumentos para louvar o Senhor. I Crônicas 25.1: o louvor era adoração; o som era profecia. E a glória do Senhor era sobre eles. Estes são os dias da igreja: através do som ter a profecia, ter na boca de cada um o louvor e dias de maior restauração que o Espírito de Deus fez sobre a terra. Estes são os dias que o Senhor diz: estou restaurando o tabernáculo caído de Davi. Significa, pois, que o Senhor restaurará sua vida completamente; significa que Deus restaurará seus sonhos, seu ministério, todas as promessas em suas vidas, que você é o tabernáculo que está de pé e que jamais cairá nas mãos do inimigo.

Quando o tabernáculo estava de pé não havia religiosidade, a música profetizava, os cantores cantavam, dia e noite Davi ouvia de seu palácio o som subindo para o Senhor. Nos dias de Davi havia adoração e o 'pai' procura adoradores que o adorem em espírito e verdade. Por isso Jesus disse à mulher samaritana: vai e restaura a sua vida, porque você encontrará a verdadeira adoração. Adoração significa eu estou restaurado, a arca voltou para Israel, a arca está no meio do trono. Hoje Jesus está no meio do tabernáculo, no centro da igreja, onde o tabernáculo se levanta!

E, segundo a profecia de Amós a restauração está chegando em minha vida. A restauração traz (três bençãos):

1º) A colheita nunca vivida. Deus mudará o ciclo da colheita. Antes da semente cair no chão estará brotando. Você terá o maior tempo da colheita da sua vida.

2º) Mudança de sorte: o favor do Senhor, aquilo que nunca viveu. Aquilo que só pode viver aquele que tem contato com a glória de Deus. Deus mudará a sorte diante de seus olhos.

3º) lugar onde ninguém poderá arrancar. Será reconhecido como servo do Deus vivo. Nada o retirará da presença do Senhor, da posição que Deus deu. Não há problema, demônio ou dificuldade. É tempo de restauração.


Quando o tabernáculo estava lá, Davi ensinou o povo a adorar, a dar grito: não há Deus como o Deus de Israel. O Senhor colocou o grito na igreja apostólica. Quando alguém é restaurado para de gemer porque em vez de gemido tem canto de adoração. Deus tem duas coisa para seu povo: o favor do Senhor e a restauração do tabernáculo caído de Davi. No tabernáculo tem o louvor contínuo.