quinta-feira, 30 de abril de 2009

Vencer o deserto

Texto: II Samuel 15.24-37.

          Vencer o deserto é um grande desafio que temos no nosso dia-a-dia, nas nossas lutas e nas nossas dificuldades. Davi havia aberto a mão e não lutou em Jerusalém, permitindo que seu filho Absalão fizesse aquilo que melhor lhe parecesse que fizesse a vontade dele. Se Absalão desejasse ser rei, ele iria para o deserto. Naquele ambiente de deserto, Deus tinha algo muito especial para Davi. Muitas vezes, ficamos refletindo como, de um ambiente de deserto, pode ser extraído alguma coisa boa. Quando estamos no deserto sem a benção de Deus, é mortal. Sem a direção de Deus, o deserto é lugar de desespero. Davi sabia o que significava o deserto. Para ele, o deserto significava:

         A caverna de ADULÃO. O lugar de formação e honra. Quando fugia de Saul, ele entrou naquela caverna e Deus o abençoou. I Samuel 24.4: ele teve a honra, lá na caverna, Deus entregou Saul em suas mãos. Em I Samuel 22, Davi estava lá escondido, e quatrocentos homens, endividados, problemáticos, foram encontraram com ele. Da caverna, como um grande exército desacreditado e endividado, saíram do deserto como um grande grupo de valentes. Ele sabia que o deserto era um lugar de grandes vitórias. No deserto venceu os seus mais históricos inimigos. II Samuel 8.6. Deus o havia marcado para que, no deserto, fosse adestrado, formado e soubesse que o Senhor é ‘meu pastor e nada me faltará’.

         O mundo hoje é um ambiente de deserto. O homem se corrompe. E o deserto, corrompe valores para o homem natural, tira a integridade. Neste cenário de deserto é que vamos encontrar as nossas vitórias. Davi fugia de Absalão, seu próprio filho que o havia traído, e foi para o deserto. Ele estava chorando, com uma capa. Todo homem precisa passar pela hora da verdade. Muitas vezes, imaginamos que uma situação difícil nunca passará por nós. E fortalecemos para enfrentá-las. Quando vem a dificuldade, entregamos para ela. Davi chorava, lamentava, mas não se entregou a ela e permaneceu em pé. No deserto, Deus deu a ele o caminho de vitória. Deus tem caminho de vitória no deserto que você esteja passando. João 14.6.

         Há quatro demônios que precisamos vencer no deserto:

1º - O LOUCO. O espírito de Nabal, que significa loucura (I Samuel 25.25). A loucura está ao nosso redor. E no deserto, sem a benção de Deus, a loucura pega a pessoa. No mundo há falta de equilíbrio, falta de ajuste, as pessoas estão fora do eixo. Há um desespero, que é espiritual. Quando enfrentamos a pressão: todos nós sofremos pressões, temos dificuldades. Jesus disse: no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo. Ânimo é anima. Nosso interior, nossa alma, nossa capacidade de raciocinar. No deserto, perdemos esta capacidade de raciocinar e o espírito de loucura entra. Este espírito de loucura precisa ser vencido! O louco está debaixo de um domínio. Aquele que, porém, verdadeiramente tem o Espírito Santo de Deus, mesmo no meio do deserto, encontra a cura e salvação. Se você vencer o espírito de loucura, continuará a sua jornada e caminhada. Não podemos deixar que este espírito toma conte de nossa vida e de nossas relações (Gálatas 5). Peça ao Senhor dar domínio próprio.

2º – A SERPENTE. Números 21.6-9. Eles estavam no deserto e, por causa do pecado, Deus mandou as serpentes. Quem fosse picado por elas, morria. A serpente significa a maldade humana, o mal que está no coração carnal. Temos que vencer, pois, muitas vezes, as nossas lutas, nos endurece e embrutece, e deixamos de ser sensíveis ao Espírito Santo de Deus. A serpente significa o mal que vem do homem: a destruição pela língua, pelas atitudes, pela loucura. Isso, fica mais patente no deserto. Precisamos olhar para Jesus, que humilhou a si mesmo e venceu a maldade humana, foi como ovelha muda ao matadouro e venceu a serpente. O diabo não tirará a paz do seu coração.

3º – O TRAIDOR. Davi venceu Absalão no deserto, não com armas nem lutando contra ele, mas com estratégias. O deserto é um lugar de estratégias. II Samuel 15.32 (a estratégia de Davi). Davi mandou de volta para Jerusalém um homem para destruir os conselhos do traidor Aitofel, mandou de volta os sacerdotes, os levitas e a arca. Tudo aquilo que poderia protegê-lo no deserto, estrategicamente Davi manda de volta para Jerusalém. No verso 25 mandou a arca para Jerusalém, pois entendeu que a marca de vitória estava na arca. Por isso, precisava destruir a armação de Absalão e Deus deu, no deserto, sabedoria. Você pode estar passando pelo maior deserto financeiro, pelo maior deserto sentimental, pela maior luta e dificuldade de sua vida, não faltará sabedoria dos céus para que tenha as maiores estratégias de Deus e não seja roubado pelo espírito de loucura. Leva de volta a arca para Jerusalém. Lá, o Senhor começou a destruir a traição.

 

4º – SATANÁS. Lucas 4.13. Mateus 4.1. Quem levou Jesus para o deserto? O Espírito. Para que? Para ser tentado. Não parece uma incoerência? O Espírito levar Jesus para ser tentado, depois de quarenta dias. Quarenta anos o povo ficou no deserto. Quarenta dias Moisés ficou no deserto. Quarenta dias Elias ficou no deserto. Agora, Jesus estava no deserto sendo provado para vencer satanás. A religiosidade trouxe um ensinamento errado. Há pessoas que acham que luta como sendo pecado, que na luta Deus se apartou. A sua luta, a sua dificuldade, Deus permite para que você tenha vitória sobre satanás. Na hora que todas as coisas não estão dando certo, o Emanuel está presente. Na hora da maior dificuldade – satanás apresentou-se para Jesus no momento que estava mais debilitado. Não importa qual seja o deserto que você está passando, Deus permite para que você vença satanás. Deus está tornando mais forte, levantando para viver a glória da segunda casa. Todo deserto que passa tem um propósito: vitória.

         As armas do deserto são espirituais. Deus o livrará hoje. Davi venceu ao perseguidor no deserto (Saul). Absalão, o traidor foi vencido no deserto. Satanás, o destruidor, foi vencido no deserto. Você viverá as benção do Salmos 63 – Davi escreveu no dia de II Samuel 15. A arca ficou em Jerusalém, você voltará para vê-la. Este é o salmo de Davi. As bênçãos:

1ª) CONHECER A GRAÇA. Davi, mesmo na lei, conheceu a graça de Deus.

2ª) O PODER DO LOUVOR NA HORA DA AFLIÇÃO.

3ª) AMPARO E AUXÍLIO. O braço forte do Senhor me sustenta. A minha confiança está no Senhor.

4ª) AQUELES QUE QUISERAM DESTRUIR, CAIRÃO NA SUA PRESENÇA. Deus fará a sua justiça.

5ª) CALAR A BOCA MENTIROSA. Toda boca que se levantará contra mim, o Senhor a condenará em juízo. A mentira é uma arma de satanás para destruir. Deus fechará a boca dos mentirosos. Como? Exaltando, abençoando e colocando em você um canto de vitória. Quem confia em Deus será abençoado!

         Tudo o que deixei, tudo o que foi roubado, enganado e traído, todas as perdas humanas, viverei a restituição do Senhor, a arca que deixei em Jerusalém, eu voltarei e a verei com os meus olhos! Só quem crê no Senhor, pode vencer o deserto.