quarta-feira, 8 de abril de 2009

A Geração Apostólica de Davi













Ceia de oficiais de Abril - 2009
Texto: Jeremias 33.14-22.

Há uma promessa na boca do profeta Jeremias que, ao estudarmos a palavra de Deus, parece, em princípio, que não aconteceu. Deus fala que fará brotar a Davi um renovo. Nós sabemos que o que aconteceu com ele. Depois de Salomão, o reino se dividiu e muitos de seus filhos se prostituíram e abandonaram ao Senhor. Muitos destes reis se tornaram idólatras. A malignidade entrou. A palavra do profeta era: farei brotar em Davi um renovo de justiça. Deus executará seu juízo na terra.

Quando Jesus realizava a obra, os religiosos da época queriam estabelecer um vínculo carnal de Jesus com Davi, para que jesus fosse uma sucessão carnal de Davi. É claro que, por força de uma origem familiar, Jesus era da casa de Davi. Mas a intenção dos religiosos era outro: transformar Jesus em um herdeiro carnal de Davi. Isso estava embutido no povo. O cego de Jericó falou Jesus, filho de Davi. Quando Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém, o povo canta Hosana, filho de Davi.

Lucas 20.41-44. Vemos aqui que o Senhor Jesus não aceita esta condição de filho de Davi, no sentido de uma herança carnal. Davi o coloca como senhor. Jesus não era filho de Davi, mas filho de Deus. Na essência, Jesus nasceu de José e Maria, porém não tinha o sangue de Davi porque fora concebido pelo Espírito Santo de Deus. Então, Jesus é o filho de Deus e não o filho de Davi.

E ele nos mostra que nós somos aqueles que viveremos o cumprimento desta palavra de Jeremia, porque de Davi, de José e Maria vai brotar um renovo, daquilo que realmente acontecerá: é nascer de Jesus uma geração que, a exemplo de Davi, terá o coração segundo o coração de Deus. Porque esta geração de Davi, que se inicia em Jesus Cristo, que tem as promessas, que tem o sentimento (o mesmo que havia em Davi) e as conquistas.

A geração de Davi em Cristo são aqueles que vão conquistar e, espiritualmente, edificar a nova Jerusalém. Como rei, Davi conquistou a Jerusalém carnal e terrena. Nós somos a geração de Davi em Cristo que vamos conquistar a Jerusalém espiritual, a cidade que será o tabernáculo de Davi, cujo rei é rei dos reis, Senhor dos Senhores, Jesus Cristo. E nós fomos escolhidos para edificarmos a nossa Jerusalém espiritual, aquela em que o Senhor Jesus reina.

O Senhor escolhe na terra uma geração, esta geração apostólica, que tem as promessas e tudo aquilo que o profeta Jeremias disse: que Deus levantaria esta descendência, que vai cumprir tudo o que havia preparado e determinado para Davi, mas que a malignidade de seus filhos fosse impedidos. A geração de Davi em Cristo tem a autoridade para quebrar as maldições adquiridas pelos filhos de Davi. Qual maldição é quebrada em nós?

1 - quebrada as malignidades da divisão. Gálatas 3.13. Quando Salomão morre, seus filhos dividem o reino. A divisão tem sido uma marca na religiosidade. Jesus disse que a casa divida não prospera. Então, não pode haver um reino de Davi, um reino do Senhor, se houver divisão. O reino mantém-se divido. Satanás tem colocado nas casas, nas famílias, na própria igreja este espírito de divisão. Porém, na geração apostólica de Davi, a marca da divisão é quebrada. O reino de Cristo não é dividido, nós temos a benção da união (Salmos 133).

2 - quebrada a maldição da destruição. Aquilo que Deus desejou, a geração carnal de Davi destruiu, até o templo foi destruído. Há uma maldição de destruição que está na religiosidade, daquilo que representa a divisão do reino e este é o desígnio de satanás. Geração carnal de Davi trouxe a destruição. Nós estamos livres da maldição da destruição. Estas maldições estão quebradas em nossa vida porque somos a geração espiritual do Senhor que quebra estas maldições.

3- quebrada a maldição da idolatria. Os filhos de Davi introduziram a idolatria como foi com Acabe e todos os reis se prostituíram e trouxeram a idolatria e trouxeram os ídolos. Estes ídolos representaram a maldição ao ponto de Deus virar as costas para Israel. Nós, muitas vezes, somos atacados e neste país adora a idolatria. A maldição da idolatria é quebrada em nossas vidas; nós temos um único senhor e salvador. Não nos dobramos aos pés às imagens feitas por homens. Nós temos apenas em Jesus Cristo o nosso rei e Senhor dos Senhores. É quebrada na sua vida a maldição da idolatria, porque se fomos consagrados a esta maldição, ela é quebrada em Jesus Cristo. A geração apostólica vence a maldição da idolatria.

4 – quebrada a maldição da família. Deus prometeu para Davi. Mas na sua família havia uma maldição. Absalão, Amnom comete incesto. A família de Davi foi tomada por uma maldição. Davi manteve-se íntegro, mas a maldição da família entrou. Só que, em Cristo, temos uma nova geração, aquela que quebra toda a maldição da família. E toda maldição familiar é quebrada para que se inicie um novo tempo e nós somos transformados na família que o Senhor deseja, que tem futuro e herança.

5 – quebrada a maldição da quebra da aliança. O Senhor disse, ainda que se pudesse mudar o dia e a noite, ninguém poderia quebrar a aliança que Ele fez com Davi. No entanto, a palavra nos em II Crônicas 35, que Josias foi obrigado a renovar a aliança porque todos os rei maus, descendentes de Davi, romperam a aliança com Deus. Na geração apostólica de Davi a maldição da quebra da aliança é quebrada. A maldição que vai para os descendentes é desfeita, porque Deus levantou um povo novo, um povo diferente, um povo que o mundo não conhece, um povo que não rompe a aliança. Hoje a maldição da religiosidade, que chama Jesus filho de Davi, rompem a aliança: votam no altar e quebram aliança que fizeram. Aquilo que você tem no altar não pode ser desfeito. Esta é perspectiva da palavra do Senhor, esta é a geração que Deus levanta e não rompe a aliança.

Em Apocalipse 21.2-3, lemos que João viu a cidade santa, a Nova Jerusalém que descia da parte de Deus, aviada, preparada como noiva, adornada para seu esposo. Efésios 5, Jesus fala, através do apóstolo Paulo que a igreja é a noiva, a geração espiritual de Davi em Cristo. A noiva que desce adornada para que nós sejamos o Tabernáculo de Davi, onde o rei dos reis é colocado definitivamente. O Senhor Jesus agora fala em. Apocalipse 22.16: 'eu, Jesus, sou a raiz e a geração de Davi'. Em Isaías 11.1 fala que Jesus é da raiz de Jessé; Jessé é de Davi. Aqui, Jesus fala 'eu sou a raiz de Davi'. Isso significa que não é Davi que gerou Jesus, mas Jesus quem gerou a Davi. Ele não é filho de Davi, mas aquele que gera Davi. Mas ao mesmo tempo ele diz que 'eu sou'; significa que Ele tem o reino e as promessas de Davi, que ele é o início de uma geração apostólica da qual ele é a raiz. Ele está em nós. Geração significa sucessão, continuidade, futuro. Ele é futuro de Davi, do reino de Davi. É a origem de Davi.

E esta raiz é aquela de João 15. Jesus diz que é a videira e nós os ramos. Esta raiz é uma raiz apostólica e tem cinco ramos:

1- o ramos dos salvos. Quem não é salvo não está nesta raiz e não faz parte deste ramo. Só faz parte deste ramo aquele que faz parte do ramo dos salvos aqueles que estão em Apocalipse 7.14: aqueles que lavaram as vestiduras no sangue do cordeiro.

2 – o ramo dos guerreiros. Homem de guerra é o Senhor. Jesus Cristo é levantado como guerreiro. II Samuel 17.10: destaques dos guerreiros. Benjamitas tinham a cara de leão e Jesus é o Leão da Tribo de Judá que venceu (apocalipse 5.5). Quem está em Cristo está neste ramo, o reino de Deus é tomado por esforço, só tem força quem é guerreiro espiritual. Satanás só pode ser reprimido, só pode retroceder por aqueles que estão no ramo. Conquisto na guerra e porque sou o guerreiro do Senhor.

3 – o ramo da prosperidade. Se não tiver prosperidade nesta palavra, Deus é mentiroso. Só que Deus não é homem que minta. Seja o homem mentiroso e Deus verdadeiro. Tem ramo que o sustenta pela prosperidade e Deus fará prosperar seus caminhos. Você nunca vai dizer que não tenho, que não posso. Você é próspero porque Jesus disse que sou raiz. Davi nunca foi miserável. O que dei a Davi deu a igreja. Ser próspero é uma condição sua de estar em Cristo. Ele se fez pobre para que fossemos ricos.

4 – o ramo dos ungidos. Salmos 89.20. Você é ungido, nós somos ungidos. Esta história de crente, servo de Deus é menor que o diabo. Batalha espiritual é para nós ganharmos e não para ficarmos com medo de demônios. Não é para ficar criando paranóia. É para dizer ao diabo sai da frente em nome de Jesus. Para vencer as nossas dificuldades. Na Bíblia não existe 'ex'; somente existe nova criatura. O seu velho homem usou drogas, fez o que fez, mas somos nova criatura. Estamos assentado com Jesus acima de todo principado, potestade e dominadores. Nós temos o óleo da unção sobre a nossa cabeça. Jesus gerou a Davi, porque ele era a raiz. Ele gerou um Davi ungido, guerreiro, próspero, salvo. O Senhor falou através da boca de Jeremias que seus filhos permaneceriam para sempre na presença do Senhor e sua descendência seria incontável. A geração de Davi está incontável na terra, porque a igreja está viva e é a nova Jerusalém.

5 – o ramo das colunas. Apocalipse 3.12. Ninguém pode derrubar as colunas. As colunas são vencedoras. O Senhor me fez coluna na Casa dele.

“Eu estou nesta raiz, estou firmado, enxertado na raiz, porque o sangue do rei foi derramado por mim.' Jesus diz 'eu sou a geração de Davi'. Diga: 'Eu sou a geração de Davi, o homem segundo coração de Deus, que Deus desejou dar a ele”. Nós somos geração de Davi.

Esta é a geração de Cristo em Davi. O que é que Cristo gerou em Davi para estar, hoje, na igreja?

1- geração bendita. Êxodo 20.6. Faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Enquanto existir geração do apóstolo na terra serão benditos. Até mil gerações. Até a volta do cordeiro os nossos filhos, netos, etc. serão abençoados. Nós somos geração bendita porque a misericórdia do Senhor atinge até mil gerações.

2 – geração sacerdotal. Davi gerou sacerdotes. Jesus gerou a Davi e a geração de Jesus em Davi gera sacerdotes. Êxodo 40.15. A geração de Davi espiritual é ser uma geração sacerdotal perpetuamente.

3 – geração de abençoados. Bendito é aquele que não tem maldição, tem sucesso, que tudo o que faz é bom. Nós somos uma geração de abençoados. Deus disse a Abrão se tu uma benção. Disse porque Abraão não conhecia a Deus – foi conhecendo. Para nós Deus fala você é uma benção. Abençoado gera benção. Salmos 112.2. A minha geração será poderosa na terra. Será abençoada a geração do justo. E a benção de Deus na minha vida massacra a cabeça do diabo.

4 – geração da graça. Davi viveu, na lei, a graça. Jesus gerou a graça em Davi e conquistou a graça para a igreja na cruz do calvário. Somos geração da graça, em Davi. Nós somos a geração da graça, a geração que adora, que é livre, cheia do poder, que recebeu o Espírito Santo, que verá Jesus Cristo como ele é, que conquista e que verá Jesus voltando com poder e grande glória nas nuvens. Todas as promessas do Senhor se cumpre na graça. Na graça não tem imposto, não tem sacrifício. Deus gerou a graça em Davi, no seu tabernáculo não tinha sacrifícios de animais. E esta graça está na igreja. Na graça não tem elites, tem um povo marcado pelo poder do Deus, não existe acepção de pessoas. Todos nós estamos na presença do cordeiro.

A revelação: a geração carnal de Davi dividiu o reino. Jesus trouxe a unidade. Por isso ele fala é chegado o reino dos céus. E, nós vivemos hoje a benção da unidade da trindade que com Cristo foi colocada sobre a igreja. A trindade é uma. Onde agiu o Pai, agiu o filho e o Espírito. Onde agiu o filho, agiu o Pai e o Espírito Santo. Onde agiu o Espírito, agiu o Pai e o Filho. Hoje a igreja tem a benção da unidade do reino. O reino nunca mais foi unido quando Davi morreu. Cristo, quando morreu, uniu o reino.

A geração de Davi morreu e se corrompeu. A geração espiritual de Davi que saiu da raiz nunca vai acabar para se cumprir a promessa do Senhor: nunca deixará de ter na terra a geração de Davi. Esta geração permanece para sempre. Esta geração permanece pelas características espirituais de Davi: a) adorador; b) edificador; c) um homem sincero; d) o mesmo sentimento de Jesus Cristo (Felipense 2.5) e; e) daqueles que vêem a Glória de Deus.

O sentimento de Jesus Cristo. Davi é o homem mais falado no novo testamento. Davi tinha este sentimento. Atos 13.22. Davi viveu a graça e tinha o sentimento de Cristo, por isso era um homem diferente. Você é geração apostólica de Davi; você está na raiz que é Jesus Cristo.