quinta-feira, 2 de abril de 2009

Os cinco pães da preposição

A arma que o inimigo usa é a arma que ele põe na suas mãos. A arma que o inimigo veio contra você significa que na área de sua vida que você foi mais assolado é nela que o Senhor dará as maiores vitórias que você já teve!”



Texto: I Samuel 21.1-9.

Quando Davi fugia de Saul, no caminho do deserto, ele e seus homens estavam famintos e precisavam de um alimento que fosse uma provisão de Deus. Quantas vezes estamos no meio da guerra e precisamos de um alimento, de um escape e de um alivio.

Davi, de maneira especial e específica, fala ao sacerdote que desejava cinco pães. O sacerdote só tinha os pães sagrados, ou seja, o pães da preposição, aquele que, segundo o livro de Levíticos, era colocado no templo e que era trocado às sextas-feiras. E somente os sacerdotes – aqueles da linhagem de Arão – poderiam comê-los. Este era o pão que o sacerdote tinha. Davi pediu estes pães. Este é pão de João 6.35 – o pão vivo que desceu dos céus; o pão sacerdotal, que Elias comeu e correu quarenta dias e quarenta noites. É o pão que a nação de reis e sacerdotes pode alimentar. Jesus o reconhece como um pão espiritual aberto para nós (Marcos 2.25): aquilo que é o acesso as coisas espirituais. Nós temos este acesso através de Jesus Cristo, porque não existe mais o véu de separação. Nós temos direito ao pão da vida, o mesmo que Davi pediu. E Amaleque disse que se eles tivessem santificados poderiam comer desse pão. João 1.7. O sangue de Jesus purifica de todo o pecado. O sacerdote disse que eles somente poderiam comer o pão se estivessem puros. Davi respondeu-lhe dizendo que eles estavam puros porque estavam indo à guerra e estavam longe das esposas. Este é o pão que o Senhor quer entregar para você enfrentar todas as guerras.

O que significam os pães?

1º) O pão que fortalece para a guerra: I Samuel 22.5. Ali estava a ordem, o envio. Depois de comer os pães estava preparado para enfrentar as guerras. Se você não estiver preparado com o pão sagrado você não estará preparado para a guerra. Este é ano de enfrentar guerras, ano de enfrentar as maiores batalhas e gigantes. Mas estamos fortalecidos com o pão que nos fortalece. O Senhor chamou para estar na guerra e não ser morto ou pisoteado. Você receberá do Senhor uma força sobrenatural que nem mesmo você o reconhecerá. Guerra vence com resistência.

2º) O pão que quebra o jugo do passado. II Coríntios 5.17; Colossenses 2.14; Romanos 8.1; Salmos 103.12. Muitas vezes, satanás coloca diante de nós um pano, uma bandeira com os nossos pecados, nossas falhas,, dizendo que por causa disso não iremos prosseguir ou progredir, prosperar, não termos futuro. Ó que esta bandeira é lavado pelo sangue de Jesus. Nós não temos paradeiros com o passado de pecados ou falhas porque o Senhor fala 'as vossas iniqüidades não lembrarei mais'. Nós ficamos alimentando a mentiras do diabo. Aquilo que você era está enterrado com Jesus Cristo; Deus nem se lembra mais. Satanás só sabe levantar o nosso passado para destruir as pessoas. Nós somos livres do passado. Não aceite as cobranças, as mentiras do passado porque você é nova criatura lavado no sangue do cordeiro.

3º) o pão da palavra profética. I Samuel 22.10. O profeta do Senhor, o sacerdote, orou a Deus e falou a Davi: você é meu ungido, vou levar ao reino de Israel, eu serei contigo. Só que isso, fez com o inferno se levantasse contra Davi. A estratégia do diabo para você desistir da palavra profética é: a) com você mesmo: desanima e entrega os pontos, volta para trás e perde aquilo que Deus colocou sobre sua cabeça; b) levantar pessoas que vem no seu ouvido trazer mentiras, dissimulações para que você desista; c) satanás arma as suas malignidades e armadilhas, usando conchavos e conspirações para que você perca a promessa. Agora, quando você vence a si mesmo, a língua maldita e as armadilhas de satanás a palavra profética prospera em sua vida. E a palavra não volta vazia. Davi comeu o pão da promessa por isso nada poderia roubar a promessa que estava sobre a sua vida. II Crônicas 20.20.

4º) o pão que traz a autoridade sacerdotal. Davi até aquele momento não havia sido ungido a rei. Assim, apesar de ungido por Samuel não fora constituído como rei. Em sua caminhada precisava de uma autoridade superior. Ora, somos uma nação de reis e sacerdotes. A autoridade sacerdotal é a autoridade de Cristo e que nos dá a condição de colocar satanás debaixo de nossos pés. Davi tinha, como rei, a autoridade humana; precisava da autoridade sacerdotal para lutar contra os demônios. E este é o pão que nos dá a autoridade humana porque para onde nós formos Deus nos dará o destaque e a autoridade sacerdotal porque colocará os demônios debaixo de nossos pés: o espírito da inveja, da confusão, das armações demoníacas. Deus coloca sobre você esta capa sacerdotal. Marcos 16.17.

5º) o pão que denuncia o traidor. Mateus 26.23. I Samuel 22.9-10. Doegue é espirito de Judas, o traidor. Doegue era o principal pastor de Saul e ficou vendo os movimentos de Davi. Ele traz a morte para Aimeleque. O traidor mata o sacerdote. A traição trouxe a morte para o sumo-sacerdote Jesus. Agora, o rei Jesus, ungido de Deus, foi traído por Judas. Davi, rei ungido, foi traído por Doegue. É o pão – que é Jesus – denuncia a traição. Da boca do pão da vida saiu a palavra: daquele que comer o pão é o traidor. Quando comermos o pão o espírito de traição será denunciado. A traição não traz para nós o dano mas o cumprimento do plano de Deus. Você vai comer deste pão como Davi comeu. O Senhor fez com que o mal não atingisse a Davi. A traição, aquilo que satanás levantou contra sua vida, você estará na palavra de Lucas 12.2. Davi precisava ter esta experiência para que o espírito de traição fosse denunciado em sua caminhada. Ainda hoje cairá a máscara de satanás diante dos servos de Deus.

Se este espírito continua atuante em sua vida ele rouba e impede de você ter tudo aquilo que Deus reservou para você. Doegue falou sobre a palavra (Davi recebeu a palavra profética) e que recebeu a espada (Lucas 22). Satanás queria que fosse roubado na palavra e perdesse a espada. Só que Davi estava alimentado pelo pão.

Davi saiu de lá e foi para a caverna de Adulão, onde formou um exército e onde Deus entregou Saul em suas mãos (cortou a capa de Saul com a espada do inimigo). Você vai comer os pães da preposição e o Senhor colocará a espada em suas mãos. A espada de Golias estava no tabernáculo, envolta com a estola sacerdotal. Ela deveria ser usada por quem tivesse a autoridade sacerdotal. Davi tinha a unção sacerdotal. Por isso, o sacerdote entregou a espada. E não havia outra igual, outra melhor. Só poderia estar nas mãos do guerreiro do Senhor sendo entregue pelo sacerdote. Davi estava com a espada para vencer todas as guerras que estavam por vir. O nosso sumo-sacerdote Jesus Cristo vai entregar nas suas mãos a espada, a espada que o inimigo usou para tentar destruí-lo. O Senhor dá a autoridade para tomar todas as espadas que o inimigo usou para tentar destruí-lo para que você seja um vencedor. O sacerdote entrega para você o pão e a espada. E você constrói a maior de todas as vitórias que o Senhor já lhe deu. Davi saiu dali como um homem diferenciado.