segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O Tempo do Livramento

Texto: I Samuel 23.1-14.
Noites de Poder - 28/01/2009.

O diabo imagina que estamos encurralados e sem saída. Mas Deus sempre tem uma saída (2 Coríntios 4.17). Ele inaugura um tempo de livramento em sua vida. Em I Coríntios 2.9 vemos que o que Deus tem preparado para sua vida são grandes e poderosos livramentos.

Davi estava em guerra contra Saul. Era uma guerra desigual: um exército contra 600 homens. As estratégias de Davi, entretanto, eram as estratégias de Deus. Tanto que o profeta Abiatar o acompanhava em todas as batalhas. Davi ficou sabendo que os filisteus invadiram Queila, cujo rei era seu aliado. Davi consultou e o Senhor confirmou que eles deveriam guerrear em Queila (v. 2). O povo estava com medo e, por causa disso, entrou uma dúvida no coração de Davi, que pediu uma nova direção (v. 3). Pela direção de Deus, Davi foi a Queila e teve uma grande vitória.

Saul encurralou Davi e seus homens em Queila, uma cidade fortificada com muros e portas. Poderia parecer que Deus o colocou numa gelada, pois se encontrava encurralado.

Muitas vezes, sentimos que, mesmo debaixo de uma direção de Deus, estamos encurralados. E este é o momento estratégico do diabo – porque ele conhece Felipenses 1.16: a obra que Deus começou não fica pela metade. Ele continua trabalhando (Isaías 43.13). Davi estava debaixo de uma palavra de Deus. Deus tem propósitos e os propósitos de Deus se manifestam através dos livramentos.

E o livramento vem quando Deus nos tira do lugar que o diabo poderia nos destruir ou da situação que o diabo poderia acabar com os planos de Deus em sua vida. Por isso, muitas vezes o Espírito Santo não nos deixa em paz no lugar que o diabo quer nos destruir. O segredo espiritual (versículo 13): Saul parou de perseguir a Davi. Quando saímos do lugar de descanso ou de segurança o inimigo pára de nos perseguir. Verso 14: Davi permaneceu no deserto. Deus não o entregou nas mãos de Saul. Davi saiu de uma cidade maravilhosa e o pôs no deserto para dar livramento. O deserto era um lugar seguro porque estava assentado em lugares altos (Efésios 1.3). Saul sabia que mesmo no deserto, Davi continuava em pé, continuava a ser um guerreiro e estava em direção ao trono. O livramento é o caminho do trono. Quando Deus inaugura o tempo de livramento significa que o inimigo não consegue pará-lo. É por isso que Jesus foi entregue aos malfeitores: para que pudesse derrotar o inimigo e nunca mais ele pudesse tocá-lo num filho de Deus. Deus tira Davi de Queila. E ainda que enfrente um deserto, você está num lugar seguro. Ainda que enfrente as adversidades, Deus não o entrega nas mãos do inimigo.

Apóstolo Estevam Hernandes.