quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ceia de Oficiais Fevereiro



As chaves apostólicas de Davi.

Texto: Apocalipse 3.7-8. Isaías 22.15-25.

Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre; Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” (Apocalipse 3.7-8)

Assim diz o Senhor Deus dos exércitos: Anda, vai ter com esse administrador, Sebna, o mordomo, e pergunta-lhe: Que fazes aqui? ou que parente tens tu aqui, para que cavasses aqui uma sepultura? Cavando em lugar alto a tua sepultura, cinzelando na rocha morada para ti mesmo! Eis que o Senhor te arrojará violentamente, ó homem forte, e seguramente te prenderá. Certamente te enrolará como uma bola, e te lançará para um país espaçoso. Ali morrerás, e ali irão os teus magníficos carros, ó tu, opróbrio da casa do teu senhor. E demitir-te-ei do teu posto; e da tua categoria serás derrubado. Naquele dia chamarei a meu servo Eliaquim, filho de Hilquias, e vesti-lo-ei da tua túnica, e cingi-lo-ei com o teu cinto, e entregarei nas suas mãos o teu governo; e ele será como pai para os moradores de Jerusalém, e para a casa de Judá. Porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro; ele abrirá, e ninguém fechará; fechará, e ninguém abrirá. E fixá-lo-ei como a um prego num lugar firme; e será como um trono de honra para a casa de seu pai. Nele, pois, pendurarão toda a glória da casa de seu pai, a prole e a progênie, todos os vasos menores, desde as taças até os jarros. Naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, cederá o prego fincado em lugar firme; será cortado, e cairá; e a carga que nele estava se desprenderá, porque o Senhor o disse.” (Isaías 22.15-25).


Em Apocalipse 3.7 vemos um anjo falando de Jesus ter as chaves de Davi. Ter as chaves é um pronome de posse. A chave é de Davi. Deus deu a chave para Davi e Jesus ele porta a chave de Davi.

A palavra nos mostra a situação de Deus na boca de um profeta. O profeta messiânico Isaías. Na bíblia há apenas dois lugares que falam sobre a chave de Davi: Isaías 22 e Apocalipse 3. 7. O profeta messiânico falando sobre as chaves estarem nas mãos de Jesus. Deus deu para a sua igreja a chave de Davi. O que significa a chave? Sem chave não abrimos uma casa, um carro, por exemplo. Sem chaves você não consegue abrir uma porta. A chave precisa estar na porta. Antigamente, através do furo víamos o que se tem de outro lado. As chaves são um elemento espiritual, uma arma de Deus em nossas mãos, pois elas são chaves que abrem e que fecham portas. Deus colocou nas mãos de sua igreja as chaves que abrem e as chaves que fecham.

Deus, através da boca do profeta Isaías, corrige uma situação que havia se tornado em uma grande abominação. Sebna era um administrador, era um mordomo e tinha muitas influências. Estas influências fizeram que ele adquirisse riquezas. As chaves de Davi eram conhecidas como aquelas que abriam o templo, que davam acesso para a sala do tesouro real. Estas chaves deveriam estar nas mãos do sacerdote, mas foram colocadas nas mãos de Sebna. E ele deixou satanás entrar no seu coração, cresceu e começou a praticar abominações porque estava se utilizando erradamente daquilo que deveria ser do sacerdote. Então, ele manda construir um túmulo na rocha, e torna arrogante. Deus, então, diz que as chaves não pertencem a Sebna e seriam passadas a Eliaquim, o filho do sumo-sacerdote Hilquias. As chaves voltam originalmente para as mãos de quem deveriam conduzi-las. Eliaquim fora roubado naquilo que é seu direito sacerdotal. Sebna se levanta como todo-poderoso. Deus, porém, através da boca do profeta Isaías declara que isso seria mudado. Sebna vai cair e Eliaquim será levantado, terá as chaves de Davi em suas mãos. Hilquias era o sumo sacerdote. O seu filho deveria portar estas chaves. Deus corrige a malignidade e coloca Eliaquim na condição de sumo-sacerdote. O sumo-sacerdote é aquele levantado pelo Senhor para ter as chaves.

Hebreus 7.28: Eliaquim era o filho de Hilquias e constituído sumo-sacerdote para sempre. O Senhor lhe restitui esta condição. Do mesmo modo, agora, o Senhor levanta Jesus como o sumo-sacerdote (Hebreus 3.1). O apóstolo e sumo-sacerdote de nossa confissão é Jesus e como tal (Hebreus 9.11) tem nas suas mãos estas chaves de Davi. Em Eliaquim as chaves passam para o sumo-sacerdote. E, espiritualmente, as chaves de Davi estão nas mãos do sumo sacerdote Jesus Cristo (Apocalipse 3.7). O Senhor, ao receber a chave, faz com que a profecia de Isaías se cumpra em nós. Por que?

1 – Porque ele recebe as chaves nos seus ombros: Isaías 9.6. o governo está nos seus ombros. Jesus ao receber esta chave de Davi cumpre a profecia e põe em nossos ombros o governo apostólico. Este governo é para que não sejamos dominados pelo estrangeiro, por aquele que não está no altar e para não sermos manipulados pelas mentiras de Sebna. Agora, a autoridade e o governo estão na igreja de Jesus Cristo. Estão sobre nós porque as recebemos. Conseqüentemente, nós temos a autoridade do reino de Davi. A promessa de Deus para Davi era que sempre haveria um filho seu no trono. E Jesus é da raiz de Jessé. Ele estabelece na igreja nos dias de hoje a autoridade de Davi em nossos ombros.

Sebna é destituído e Eliaquim recebe 'mãos de poder'. O Senhor fala: darei poder em suas mãos. Ele colocou poder nas mãos da igreja de Jesus. Em atos 3.6, Pedro e João – que depois do pentecostes tornaram de discípulos em apóstolos -, que são apóstolos, tinham o poder em suas mãos. No cap. 4 são levados ao sacerdote que se surpreende pelo poder das mãos deles. Eles tinham sobre os ombros o governo de Davi, o governo de Jesus Cristo, eles tinham o poder delegado a Davi, o poder e a unção que está sobre a igreja nos dias de hoje.

Depois, o Senhor fala a Eliaquim que o colocaria como uma nova estaca. Sebna havia construído sua riqueza e seu poder em cima do roubo: satanás havia entrado em seu coração. A estrutura de Sebna era a maior do reino naqueles dias. Mandava mais que o rei. Deus disse que tirava estas estacas e colocava novas estacas; o que parecia firme vai ao chão. Mas o que Deus estabelece, permanece para sempre. E estas estacas, agora, sustentam o trono. O profeta diz que o Senhor colocarão novas estacas que sustentarão o trono. Hebreus 4.14-16: junto ao trono da graça. Deus disse a Eliaquim que fincaria novas estacas e estas estacas irão sustentar um trono. Em Apocalipse fala de uma cidade, a Nova Jerusalém, que é fundamentada em doze pilares, que são os doze apóstolos de Jesus. Estas doze estacas sustentam o trono da glória de Jesus. E uma destas estacas se chama igreja apostólica de Jesus Cristo porque um caiu e outro foi eleito por sorte, de modo que, ficaram somente onze apóstolos. O décimo segundo é a igreja de Jesus Cristo que também está sustentado o trono da graça de Jesus. E todos que se achegarem a ela, encontraram graça, libertação e poder na hora oportuna; você é esta estaca firmada pelo Senhor para um novo tempo.

O sumo sacerdote tem a chave de Davi que foi entregue a um dos apóstolos: Pedro (Mateus 16.18-19). Dar-te-ei as chaves do reino. Qual era a chave que Jesus entregava para Pedro? As chaves do reino de Davi. O Senhor deu a Pedro, que representa a igreja apostólica, as chaves da Davi.

E, para que Pedro recebeu as chaves de Davi?

1 – para ligar na terra e ser ligado nos céus. Somente aquele que tem o nível de autoridade do sumo-sacerdote pode ligar na terra e ser ligado nos céus; desligar na terra e ser desligado nos céus. Esta autoridade foi dado para Pedro e foi delegada à igreja. Não é para qualquer um, mas para aqueles que receberam a herança do sumo-sacerdote que entregou para sua igreja as chaves de Davi. Então, o que ligarmos aqui na terra será ligado nos céus. Há poder na intercessão no povo de Deus;

2 – para abrir portas que ninguém pode abrir: esta autoridade está nas mãos da igreja. Ninguém poderia abrir as portas de Davi. Ninguém poderia ter acesso aos santos dos santos, que era direito só do sumo-sacerdote. Porém, o sumo-sacerdote morre na cruz, como uma oferta do Deus-vivo e partir daí abre as portas da salvação para sua igreja. Ele nos dá a autoridade para abrirmos aquilo que ninguém consegue abrir. Este poder está em nossas mãos.

Há uma atitude espiritual muito séria: muitas vezes, aprendemos a ficar passivos, contemplativos, nos colocamos na posição de acomodação espiritual. Em Isaías 3.10 diz: diga o justo que tudo irá bem e se alimentará do fruto de suas ações. O incrédulo e o religioso não acreditam nisso. Deus não nos chamou para sermos religiosos, mas para abrir portas e orar pela nossa família, para ser agente de Deus. Ele colocou as chaves nas suas mãos: levante-te e abra portas.

3 – para abrir portas de Davi. O Senhor tem dado para sua igrejas é coisa grande, forte e poderosa. Quais eram as chaves que o Senhor entregou a Davi?

a) a chave do reino. Deus disse a ele que seria o seu rei. Ele nos tem dado: a chave do reino de Jesus aqui na terra. Somente o rei pode ter a chave e somente o sacerdote pode portá-la. Não é Sebna que ficará com as chaves, mas Eliaquim, o sacerdote que anda com o rei. É o sacerdote que anda com o rei quem fica com a chave por isso o Senhor lhe abre a chave dos reino.

b) a chave da vitória. Onde Davi ia Deus lhe dava vitórias. Porque ele tinha a chave que abria todas as portas da vitória.

c) a chave da riqueza e da prosperidade. Nós somos o único povo que tem a chave da riqueza. Neste mundo tenebroso só se consegue riqueza prejudicando o outro, fazendo esquema, etc. Existe um único povo na face da terra que tem a chave da riqueza e não faz parte da sujeira e do esquema deste mundo: o povo lavado e remido no sangue do cordeiro.

d) as chaves da realização.

e) a chave da herança. II Samuel 7 : Davi descansou de suas guerras e Deus lhe deu uma promessa: você não construíra o templo mas os filhos de seus filhos sempre estarão no trono de Israel e nunca faltará um herdeiro que não se levante na sua presença. A chave da herança está na igreja.

Deus colocou nas mãos da sua igreja as chaves. E a Igreja de Filadélfia é dito por Jesus que tem a chave de Davi. Porque:

1º – as chaves da santidade: a igreja da Filadélfia foi a única igreja da Ásia que permaneceu em santidade. Santidade é uma chave e é só no espírito (não na carne). Não é possível ser santo na carne. Santidade é uma chave espiritual e é o caminho para a prosperidade, o caminho para o ministério e o caminho que leva a Deus.

2º – as chaves da revelação e do discernimento. Lucas 11.52. Os intérpretes da Lei receberam a chave da ciência - do conhecimento espiritual e não entraram por causa da religiosidade. Não entraram e, ainda, impediram de outros entrarem no mundo espiritual. Agora, a igreja de Jesus tem a chave da ciência (Isaías 11.2). Daniel era o mais inteligente porque recebeu a chave da ciência e entrou no conhecimento. Oséias 3.6. Isaías 6.1. Quem não tem esta chave não conhece a Deus, treme quando vê uma desgraça e procura conhecimento humano. Quem tem a chave da revelação e do discernimento recebe mais de Deus e, por isso, tem paz e vive Salmos 112.7: não teme as más notícias e tem coração firmado no Senhor. Nós estamos na ciência (conhecimento) do Senhor.

Discernimento. Ciência. A chave da ciência é a manifestação do conhecimento do Espírito Santo em nós. I João 2.27: a unção nos ensina todas as coisas. Jeremias 33.3.

4º – a chave de autoridade contra os demônios. Os demônios saberão que você é aquele que tem a chave da casa e do futuro deles. O diabo engana a nós porque não sabemos quem somos. Quando sabemos quem somos, o ungido de Deus, ele não pode nos enganar. Temos as chaves da autoridade contra os demônios. Apocalipse 1.18, 9.1 e 20.1. Depois de mil anos de Cristo reinando com a igreja em Jerusalém, ele colocará satanás no abismo e a igreja, junto com Cristo, o trancará para sempre ali, e satanás nunca mais sairá de lá. Jesus tem as chaves do inferno em suas mãos, entra e sai quando quiser. E deus as chaves nas mãos da igreja, as chaves que podem amarrar os demônios. Nós temos a autoridade para amarrar os demônios.

Deus disse a Eliaquim que o faria um homem chave. Não somos comum nem normal. Não somos aquilo que o diabo pensa, mas somos o homem chave aqui na terra. Deus o ungirá e você será um homem-chave. E, a profecia não para por aí: o Senhor disse farei uma chave e em ti pendurarei toda sorte de milagres. A chave que abria o templo era uma chave grande e tinha uma série de suportes que eles iam colocando as benção penduradas. Você será esta chave, na qual o Senhor pendurá de chaves. Onde você for, será um homem chave; o espirito de Deus estará com você.

O sumo-sacerdote tem a chave de Davi. É o tempo de se abrir portas, portas, portas e mais portas. Eliaquim é o filho do sumo-sacerdote escolhido para levar estas chaves. Nós somos os filhos do sumo-sacerdote Jesus Cristo escolhidos para levarmos estas chaves.

12 chaves apostólicas que o Senhor coloca na sua igreja: 1) da alegria; 2) da força; 3) do impossível; 4) da realização; 5) do ministério; 6) das nações; 7) da família bendita; 8) das conquistas; 9) da vitória; 10) da unção de José no Egito (governo); 11) do poder da administração e; 12) do diferencial (diferença do justo e do ímpio).

Revelação: Eliaquim foi vestido das vestes de Sebna sobre sua veste sacerdotal. Eliaquim foi revestido do poder de administrar que havia em José. Em Gênesis 45 diz que Faraó disse a José que ele administraria todo o Egito. A ciência (chave do conhecimento) fez José sair da prisão (descobriu os sonhos de faraó).

Eliaquim revestido como o Senhor Jesus, porque Jesus é o sumo sacerdote. Você tem o peso destas chaves em seu ombro. Onde você chegar saberão que você é o homem de confiança de Jesus. Hoje, Deus o torna um homem chave. A chave foi tirada dos poderosos da terra e deu àqueles que são o sumo-sacerdote.