sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Encerramento do jejum de Davi


Texto: II Samuel 5.6-10 e Apocalipse 3.7-12.

Deus enviou Davi para Hebrom. Davi havia terminado uma série de conquistas e orou a Deus perguntando qual seria então a sua base. E Deus lhe deu Hebrom. 

Hebrom tinha um significado profético porque era o monte de Calebe (Josué 21.11-12): terra que Calebe esperou por quarenta e cinco anos e dali saíram os enequins, ou seja, a origem dos gigantes que Davi derrotou eram de Hebrom. Calebe a conquistou e tomou para si porque havia uma promessa para ela: a terra dos gigantes seria o local no qual Davi receberia a unção com óleo. Eles eram poderosos e dominadores. Em Hebrom Deus escolhe para que Davi pudesse ser símbolo de uma vitória e Deus estava marcando para uma caminhada.

Em Hebrom, Deus unge Davi e o põe rei sobre Judá. As outras onze tribos estavam nas mãos de Isbosete e não aceitavam Davi como rei. Naquele local, ele estava marcado como um rei.

No versículo 12, ainda, fala que Hebrom era a cidade-refúgio dos sacerdotes. Então, ali Davi estava na condição de rei e sacerdote; marcado pelo poder de Deus. E ali, reinou sete anos e seis meses (II Samuel 2.11). 

Por que ele precisava desse tempo em Hebrom? Porque ainda faltava vencer aquilo que era a malignidade e herança da religiosidade, faltava ainda vencer os da própria casa. Jesus foi rejeitado em Nazaré: pelas famílias de José e Maria; e na sinagoga ninguém acreditava que Jesus era o mesmo filho do carpinteiro. Miquéias fala (7.6) que os inimigos do homens são os da própria casa. Isso não significa que seu pai ou irmão são seus inimigos, mas fala sobre o laço de sangue que muitas vezes satanás usa para o destruir. E era exatamente o que impedia de Davi ser rei. Isbosete, que representava a casa de Saul, se levanta. Mas em II Samuel 3.1, disse que Davi foi vencendo a casa de Saul, que se enfraquecia enquanto Davi se fortalecia no Senhor. Davi, então, derrota o único filho de Saul e, a partir daí, reina sobre todo Israel. (II Samuel 5.1-5). Somente Saul, até então, havia dominado todo o reino. Agora, na terra que pertencia a gigantes, o Senhor faz com que a herança carnal de Saul caia por terra e Davi seja ungido rei sobre Israel e Judá.

Agora, era tempo de Deus de deixar Hebrom e ir além. Deus tem um tempo novo para você (Deus já o abençoou, deu vitórias no deserto, mas há um tempo novo para você), porque você é o rei que Deus escolheu, você está ungido e o povo reconheceu. Somente depois de ser reconhecido como rei Davi saiu para conquistar aquilo que nunca foi conquistado. Chegou o tempo de conquistar aquilo que nunca foi conquistado.

Josué 15.63: os filhos de Judá não puderam expulsar os jebuseus da terra. Três razões: 

1º) eles se intimidaram e não tiveram coragem de subir à fortaleza mais famosa da época; 

2º) se acomodaram e aceitaram a morar com o inimigo e; 

3º) eles não tinham um rei: Saul não pode, Josué não pode, mas Davi pode. Aquilo que nunca ninguém conquistou a igreja vai conquistar porque tem um rei: Jesus. (“Deus tem um tempo novo para a nossa vida e vamos conquistar aquilo que ninguém conquistou porque temos um rei.”)

Deus queria que Davi se levantasse como rei para conquistar para o Senhor Jerusalém – fazer o que Deus desejava. Somente depois de ser ungido rei que Davi a conquista. 

Por que Deus queria Jerusalém? 

1º) arrancar o posseiro que estava na terra dele e devolver a soberania ao povo de Deus; 

2º) Deus queria construir o templo no monte de Sião – não qualquer lugar; 

3º) Deus queria um lugar para que seu filho morresse como um rei: o lugar que Jesus morreria; 

4º) para enterrar a cabeça do gigante – o monte caveira; 

5º) para nos dar a ressurreição; 

6º) Para que o príncipe entre pela porta dourada; 

7º) Deus quer Jerusalém por sua causa, por nós: porque Jesus virá e arrebatará sua igreja e estará em Jerusalém. 

Jerusalém é o divisor de águas.