segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Palavra do Ano Apostólico de Davi

Texto: I Samuel 16.1-14.

Deus havia desejado um rei. E Saul havia sido escolhido, só que ele jogou fora a sua unção. Então, Deus disse a Samuel: 'tenho um homem segundo o meu coração (Atos 16.22). Davi era um homem que Deus desejou marcá-lo, levantá-lo e fazer dele realmente um diferencial.


E o ano de Davi significa vivermos o poder da eleição. Em João 15.15-16, o Senhor fala que não foste vós que escolhestes a mim, mas eu vos escolhi. E Jesus nos disse que muitos são chamados mas poucos são os escolhidos. Por isso que o evangelho é revelação e não pode ser banalizado como o diabo quer. O evangelho significa eleição e viver o poder da eleição é viver João 1º: o Senhor veio para os seus, mas eles não o receberam; a todos os quantos o recebeu deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creram no seu nome.


Tem muita gente que pensa que Deus precisa dele. Na verdade, nós é quem precisamos de Deus. A minha eleição é aquilo que, realmente, ninguém pode tirar. Não se compra com dinheiro, não se adquire com sacrifícios, não se adquire com nada, é graça. Nós fomos eleitos pela graça, escolhidos por amor de Deus.


Mesmo estando fora dos padrões. Davi estava fora dos padrões que Samuel imaginava. Deus disse, no entanto, que o homem vê o exterior. Deus desejou a você e por isso tem o poder da eleição.


Este é o ano de viver a força da unção. Davi tinha que enfrentar um gigante que todo mundo tinha medo. O exercito de Saul esperava quarenta dias e ninguém tinha a coragem de se levantar. Mas aparece Davi, porque ele tinha a unção. A unção é a marca de Deus em nós, é aquilo que está escrito em I João 2.27, ela nos ensina todas as coisas, nos capacita e nos faz verdadeiramente espirituais. O homem sem unção é um homem carnal. O homem é homem normal. Com a unção é uma dinamite poderosa nas mãos de Deus. E a unção de Davi fazia com que ele fosse diferenciado.

E quando ele pôs os pés no campo de batalha, o diabo tremia e dizia: chegou o ungido de Deus. Neste ano, ondo você chegar, o diabo tremerá porque entenderá que chegou o ungido de Deus.

É ano de quedas de gigantes. Davi não destruiu um. Ele derrubou todos os gigantes. Este ano é de quedas de gigantes. I Samuel 17.54. Deus deu a Davi um troféu: levou a cabeça do gigante. Davi carregava em todos os lugares a cabeça do gigante. Depois de algum tempo, levou a cabeça do gigante para Jerusalém porque era um troféu. Deus dará muitos troféus neste ano. Este ano cairá todos os gigantes de sua vida e o troféu estará em suas mãos.

É ano de vitórias. I Samuel 18.6-7; I Samuel 8.14. Onde Davi ia, Deus lhe dava vitórias. Aqui há um segredo espiritual: o ciclo que o mundo impõem às pessoas é limitado, ou seja, nem sempre a pessoa fica vencendo, ela fica um tempo sem vitórias. Isto é mentira do diabo. Literalmente, você nasceu para vencer e neste ano onde você for, Deus dará vitórias.


É ano de restituição. Tudo aquilo que o diabo roubou, teremos a restituição. II Samuel 30: não lhe faltará coisa pequena nem coisa grande; de tudo aquilo que fora roubado, será restituído. Ano de Davi é ano de restituição da: a) arca: Saul perdeu a arca; Davi a restituiu. É ano da restituição da arca, é ano da restituição do seu ministério e de sua vida ministerial. É ano da arca estar dentro da sua casa e isso significa poder de Deus liberado sobre a sua cabeça; b) daquilo que foi roubado: Saul foi roubado e ficou de braços cruzados; Davi foi roubado, mas foi atrás. Tudo o que foi roubado foi restituído. Não lhe faltará coisa pequena nem coisa grande em sua vida, na sua casa, na sua família, na vida profissional, em todas as áreas de sua vida. Serão dias de guerra, mas serão dias de restituição para o povo de Deus.

É ano de restauração. Hebreus 12.17: Esaú não achou um caminho de arrependimento. No Salmo 53, Davi encontrou o caminho de arrependimento. Davi confessou seu pecado, se arrependeu e Deus o restaurou. Deus o restaurará porque todas as acusações e todas a prisões e pendências do passado o Senhor cortará e colocará a marca do sangue do cordeiro. O Senhor restaurará vidas, casamentos, alegrias, pessoas desanimadas e caídas, ano de grande e poderosa restauração do Senhor. Restauração de sua condição de mulher, de homem de Deus e de seu altar.

É ano de assumir o reino. Chegou o tempo de assumir o reino. Você era ungido, agora é ungido e rei. Davi ficou sete anos em Hebron. Lá ele teve muitas vitórias. Davi teve quinze filhos de suas esposas e tantos outros de suas concubinas. Em Hebron teve seis filhos e reinou por sete anos. Deus restaurou completamente sua vida. Depois de restaurado, ele teve a benção de receber a união do reino de Israel. Com a morte de Saul, Davi ficou com a tribo de Judá, que o reconhecia como rei. As outras onze tribos, entretanto, não o reconhecia. Quando ele começa a ser levantado por Deus, Abner e o filho de Saul que ficou vivo, passaram a guerrear contra Davi. Porém, todos reconheceram Davi e o aclamaram rei. Davi, então, uniu o reino em todo o reino de Israel. II Samuel 2.2-3. É ano de assumir o reino que o rei tem lhe dado e a sua condição. Todo o espírito de divisão, de luta e guerra cairão. Ano de Davi é ano de guerra. Mas é ano de paz. Porque a cada vitória que Davi tinha, Deus lhe dava paz. Ele conquistou a sua paz através de suas guerras; a união dos reinos trouxe um período de paz e prosperidade. Este é o ano da união do reino pois isso significa deixar Hebron e ir para Jerusalém. Durante um tempo Hebron era bom. O melhor de Deus, porém, é Jerusalém.


É ano de prosperidade (ninguém ajuntou tanto quanto Davi). É ano de aliança (Deus fez uma aliança eterna com Davi. Este é o ano que Deus confirmará a aliança). É ano de alargar as estacas de tenda. É ano de derramar a água de Belém. É ano de se valer da arca. É ano de conquistar Jerusalém. Conquistar a Jerusalém significa conquistar o milagre.

Davi é o homem falado em toda a bíblia, é o mais citado, que teve mais vitórias e de Davi vem Jesus Cristo porque é da raiz de Jessé. Davi era aquele que dançava e escrevia Salmos e era um homem que conhecia o caminho da alegria. Você conhecerá o caminho da alegria, na sua casa, na sua família, você vai dançar e glorificar a Deus, terá as suas mãos cheias, verá a glória do Senhor. Este é o melhor ano de sua vida. É ano de ter um cântico de vitória em sua boca.