terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Encontro de Casais 2008 - Parte I

Apóstolo Estevam Hernandes.

Um casamento de honra.

Texto: Ester 2:7-10 e 17-18.

Vemos, nesta passagem, a estratégia de Deus para o casamento de Ester. Este casamento foi preparado por Deus fora dos padrões que muitas vezes podemos imaginar como normal. Entretanto, preparado dentro de um propósito maior. E esta é a primeira verdade espiritual: Deus tem um propósito no seu, no nosso casamento.

DEUS TEM UM PROPÓSITO PARA O CASAMENTO.

Precisamos assumir um compromisso diante do Senhor e desfazer todas as malignidades. A primeira são as palavras. Há poder em nossas palavras. Muitas das lutas que passamos é porque satanás pega as nossas palavras no mundo espiritual e as traduz em grande luta e grande amarração.

Deus deu uma estratégia para Mordecai: Ester ir até o rei e não falar qual a sua nacionalidade. Para um religioso, esta poderia ser uma estratégia que Mordecai usou para manipular, para que Ester mentisse. Só que, o que ele fez, guiado pelo Espírito de Deus, foi que na hora oportuna, Ester declarasse a sua nacionalidade. Se fizesse naquele momento, o plano de Deus não poderia ser cumprido, uma vez que Hamã ainda estava forte e destruiria Ester. Há um tempo de mantermos a nossa boca fechada para que o propósito de Deus se cumpra.

Muitas vezes, satanás pega nossas palavras e ele as joga contra as nossas vidas. Deus tem um propósito para o seu casamento, então, por que pensamos e falamos contrariamente a isso? Precisamos, espiritualmente, quebrar aquilo que praticamos e que traz maldição para o nosso casamento.

Ora, se Deus tem um propósito para o nosso casamento, por que falamos: 'vamos separar'? Isso é uma malignidade que está no mundo espiritual. Quando acredito no propósito de Deus, preciso pagar um preço por este propósito. Daí, não podemos jamais, através de nossa boca, romper aquilo que está estabelecido no mundo espiritual. Se você já falou isso mas ainda não separou, é porque Deus está lhe sustentando debaixo de misericórdia de Deus. E misericórdia não é bom, porque significa que Deus está suportando você. Precisamos trazer o nosso casamento para o centro da vontade de Deus. Se você disse isso, é preciso arrepender-se e quebrar isto no mundo espiritual.

Um casamento abençoado envolve: Diálogo: ou seja, a capacidade de falar aquilo que sinto e necessito. Um casamento deve ter maturidade. Maduro em ouvir e não deixar que, aquilo que ouço, me destrua. Então, dentro destes dois princípios de maturidade e diálogo, precisamos fazer um exercício: em concordância, falar ao outro aquilo que normalmente traz conflitos, brigas e desavenças. Que trazem confusão e luta, fazendo com que o diabo aproveite-se disso. Depois, tenha humildade para ceder e assumir um compromisso diante de Deus para ajudar um ao outro a fechar as brechas nestas áreas e ter vitória.

A partir do momento em que Deus estabelece para Ester o seu casamento - mesmo que fora dos padrões que os judeus praticavam, posto que, um judeu não casava com um não judeu, no entanto, Deus tem caminho superior e não está sujeito às leis dos homens, é poderoso para realizar segundo o seu desejo - , estabelece um propósito, qual seja, Ester casaria com Assuero para que, no futuro, ela como rainha, pudesse intervir e trazer para o povo judeu o purim e deixassem a condição de escravos.

Igualmente, temos que buscar o propósito de Deus para o nosso casamento. Muitas vezes, isso pode parecer uma coisa subjetiva. O que Deus tem para realizar na sua vida é maior que a sua própria vontade. Você sabe qual o propósito de Deus para seu casamento? Precisamos buscar de Deus qual este propósito.

ENTENDER O PROPÓSITO DE DEUS PARA O CASAMENTO.

Para entendermos qual o propósito de Deus para o nosso casamento, há algumas linhas básicas. Precisamos conhecer quais são, espiritualmente, os cinco propósitos de Deus para o seu casamento. No de Ester, o propósito de Deus era torná-la rainha, elevá-la a uma condição para levar libertação ao povo e ser levantada para que Deus pudesse interferir na vida do povo.

E, para todos aqueles que se casam no Senhor, os propósitos de Deus são:

1º – Dar Frutos Espirituais. Deus não fez o seu casamento estéril. O primeiro propósito de Deus foi para que seu casamento desse fruto espiritual, ou seja, o seu casamento esteja inserido em um contexto ministerial. Deus quer o nosso casamento em um ministério.

2º – Que o casal se completem. No capítulo 2 do livro de Gênesis, Deus desejou que homem e mulher se unissem para fazer um ao outro feliz; que o homem fosse o cabeça do casal e a mulher, a auxiliadora. O propósito de Deus, então, é que vocês se completem como uma união. Fazer o outro feliz, completando-se.

3º – Tenha filhos. Se multiplique. Deus não tem um propósito para a família que seja exclusivista para somente os dois. Tenha filhos. Deus disse a Adão: crescei-vos e multiplicai-vos. Então, o propósito de Deus é que tenhamos filhos.

4º – Prosperidade. O propósito de Deus é que você prospere, que você tenha um casamento próspero, ou seja, um casamento bem sucedido em todas as áreas.

5º – Ter uma família bendita. Foi aquilo que Deus fez com Abraão. Adão recebeu propósitos de Deus. Abraão recebeu propósitos de Deus: fazer uma família bendita sobre a terra.

Quando pegamos estes cinco propósitos, você vê que tudo o que envolve o relacionamento a dois, estão inseridos nestes propósitos. Aí, você pode ver os desdobramento deles e enxergar qual o propósito ministerial para cada casal.

Ao desviarmos desta verdade, somos roubados espiritualmente. Então, devemos colocar o nosso casamento no centro da vontade de Deus. Romanos 12.2: A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.

Na Bíblia, vemos exemplos de pessoas (casais) que, apesar dos conflitos, colocaram o casamento no centro da vontade de Deus.

1º – Abraão e Sara. Eles tiveram conflitos? Sim, por causa do filho que não tinham mas Deus queria que tivessem. Abraão se casou com Hagar por causa de seu conflito com Sara. Sara queria, de qualquer maneira, dar a Abraão um filho e por causa disso entrou em conflito pessoal. Mas eles trouxeram o casamento para o propósito de Deus e todas as coisas se estabilizaram. Então, todas as promessas aconteceram na vida de Abraão.

2º – Isaque e Rebeca. Rebeca era estéril. Precisavam trazer o casamento para o centro da vontade de Deus. Tiveram, pois, conflitos na criação de filhos. Rebeca ajudou a enganar a Isaque, fruto do conflito e favorecimento de mãe. Quando, no entanto, colocam o casamento no centro da vontade de Deus, ele executa sua vontade perfeita.

3º – José e Maria. O conflito foi que José desejava ir embora e largar Maria. Entendeu, porém, que aquele era o plano de Deus, não convencional. Maria recebe através do Espírito Santo de Deus um filho e coloca o casamento no centro da vontade de Deus e estabelece uma família perfeita.

4º – Ester e Assuero. Eles tiveram muitos conflitos porque Ester não podia se apresentar diante do rei. Mas ela quebra as barreiras e protocolos reais e se apresenta diante dele. Aí ela coloca o seu casamento no centro da vontade de Deus.
Hoje você está colocando seu casamento no centro da vontade de Deus e por causa disso viverá todas as promessas. Deus o abençoará e o inimigo cairá por terra e os desejos do diabo contra os propósitos de seu casamento serão desfeitos. Diga: “Eu vou por hoje o meu casamento no centro da vontade de Deus”. Casamento só existe no plano de Deus. Não existe casamento fora do plano de Deus.


TIPOS DE CASAMENTO:

Existem dois tipos de casamento:

1º - Casamento Jonas.
Deus tem um propósito, um caminho e uma direção. Mas a minha vontade é contrária à tudo aquilo que Deus quer. Porque, deduzo que posso conduzir a minha vida. No casamento Jonas, porém, só tem tempestade, desespero, perda e habitação num lugar de escuridão. É o casamento daquele casal que aceitou a Cristo, frequenta a igreja, mas não tem acerto para deixar Deus dirigir seu casamento.

O casamento Jonas acontece quando imponho as minhas condições para Deus. Ele trabalha na sua vida para que justamente você não imponha suas condições a Deus. Este casamento é a pior de todas as malignidades dos dias de hoje, porque não nos submetemos à vontade de Deus. Sabemos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. A minha submissão ao plano de Deus faz com que verdadeiramente o meu casamento seja uma grande benção. Devemos, portanto, submeter todas as nossas vontades à Deus; ao contrário, enfrentaremos toda sorte de tempestade, malignidade e destruição.

2º – Casamento
Rute. Neste casamento, a vontade de Deus se cumpre partindo da desgraça, da maldição para se tornar uma grande benção. Rute perdeu seu marido, mas foi fiel, se preocupou com a sua sogra, Noemi, porque Rute foi obediente, aceitou a direção de Noemi, aceitou o plano de Deus, e conheceu um grande resgatador que foi Boaz.

Quando nós temos um casamento Rute, garantimos a nossa herança na terra. Jesus vem da raiz de Obede; este de Boás que chega até Jessé; de Jessé até Jesus. Este é a extensão do plano que Deus tem para a sua vida. Muitas vezes, não conseguimos entender a grandiosidade do plano de Deus para a nossa vida. Quando, no entanto, sou fiel, submisso, 100% cordato com a vontade de Deus, sem questioná-la, o meu casamento vira casamento Rute. Então, Deus cumpre um propósito grandioso e maravilhoso, que você não pode imaginar e não entender. A obra que Deus tem para o seu casamento é o que você ainda não viveu.


O CASAMENTO NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS

Para estar no centro da vontade de Deus, o casamento tem que ter o envio, a concordância e a cobertura.

A – O ENVIO APOSTÓLICO:

Você foi enviado para abençoar o seu cônjuge. Deus o chamou, o escolheu no ventre de sua mãe para ser o abençoador de sua esposa. Você tem o envio de Deus que torna o seu casamento habilitado como está em Lucas 10: Deus deu a Jesus a direção para que enviasse seus discípulos e eles enviados começaram a fazer e terem sucesso. Somente embaixo do envio existe sucesso. Deus que o sucesso.

No capítulo 1 do livro de Josué, Deus disse a Josué que o abençoaria, prosperaria e faria dele um homem conquistador. Porém, era ele quem faria prosperar os seus próprios caminhos. Deus deseja que no envio tenha sucesso. Só em Deus existe um casamento perfeito.

Para termos sucesso, Deus vai nos limpando. Esta limpeza de Deus passa exatamente por aquilo que está no livro de Efésios. Então, lemos em 5:22-23: a mulher seja submissa ao seu próprio maridos como ao Senhor. A mulher precisa desejar ser submissa os seu próprio marido, mesmo que, em algumas vezes, talvez, doa, seja difícil, nem mesmo entenda, entre em luta por causa disso, mas seja submissa.

A coisa mais importante do envio é cumprir a palavra. Não existe envio sem estarmos 100% debaixo da palavra. O envio é o exercício da palavra.

Agora marido. Versículo 25: Maridos amai vossa mulher como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela. Você tem amado sua esposa como Cristo amou sua igreja? Este versículo 25 é o versículo chave do casamento, porque, se a mulher é submissa ao marido, a responsabilidade do marido é maior que existe, pois tem que amar sua mulher como Cristo amou a igreja. Cristo amou a igreja sem limites, dando-se por ela, entregando-se por ela, para que ela fosse santificada pela palavra. Então, o envio do marido, o desafio como homem é este:amar a esposa como Cristo ama a igreja. Precisamos ter consciência que é difícil e é preciso crescer nisso, para que possamos lutar para ser este marido.

O que Cristo fez pela igreja? a) sofrer; b) deu honra à igreja; c) suprir a igreja; d) salvou a igreja.

Se não tenho esta consciência espiritual não posso praticar o meu envio. E qual o erro? O erro é que ela seja submissa a mim. Mas esqueço que para ter o direito legal que ela seja submissa a mim, o meu amor deve ser como o amor de Cristo. Se eu quebro esta palavra, ela quebra também. E se quebrarmos a palavra, não tem envio. Quando os dois praticam a palavra, estamos debaixo do envio. Eu vou abençoá-la e ela me abençoará. Aí, teremos o sucesso do Senhor.

Então, as mulheres sejam submissas ao marido que a ame, que dá a vida por você, que vai honrá-la sobre todas as coisas.

Ser este marido e ser esta mulher é estar debaixo do envio. Estar debaixo deste envio, aí sim, envolve a concordância espiritual. Amós 3:3: dois não andam juntos se não concordarem.

Ainda, o casamento no centro da vontade de Deus tem que haver:

B – A CONCORDÂNCIA:

O casamento tem que estar debaixo da concordância, porque a concordância é a pluralidade de Deus. Jesus, em Mateus 16, estabeleceu a concordância. Este é o princípio espiritual que trará a benção do Senhor ao casamento. Quando Ester se apresenta a Assuero, ele a reconhece como esposa e faz um grande banquete. Eles formaram uma unidade do Senhor.

Continuamos no capítulo 5 de Efésios. No verso 31-32: qual é este mistério que Paulo se refere? É o mistério da unidade. A unidade só existe na concordância. João 17.21: Pai, que eles sejam um, como nós somos um.

Existe unidade carnal. A unidade é espiritual refletida carnalmente pelo ato sexual. A unidade entre marido e mulher se estabelece para cumprir o propósito da prosperidade anteriormente citada. Jesus disse que a casa divida não prospera. Para cumprir o propósito da prosperidade é necessário a unidade. A unidade cumpre o propósito de Deus ministerial, pois estou ministerialmente diante do Senhor; cumpre o propósito da minha oração porque se estiver e desacordo com minha esposa ou brigado com ela, a minha oração não é atendida. Então Jesus ora, em João 17, por esta unidade. Em Amós 3.3 diz que dois só andam juntos se concordarem. Então, temos este mistério que é da unidade.

Satanás transformou o mistério da unidade em uma promiscuidade sexual, ao fazer com que homem se ajunte sexualmente como um animal. O animal faz sexo para a procriação. Satanás coloca isso e quebra a unidade espiritual. O sexo, na essência da palavra, só pode existir quando for uma unidade espiritual. Paulo fala aos coríntios que o sexo nos torna um.

O diabo tem trabalhado na discordância. Há um afastamento de tudo aquilo que é unidade. Tenho então as minhas coisas, o meu objetivo, dando brecha para o espírito da inveja, enfraquecendo e não tendo autoridade no mundo espiritual.

O desafio para um casamento para ter honra é ter a concordância e ela vem do Espírito Santo. Na primeira epístola aos Coríntios (capítulo 13), Paulo fala que o verdadeiro amor é doação, que significa, me entregar como Cristo se entregou. E esta entrega é para que haja concordância.

A vida sexual por si só não é nada. Ela precisa ser aquela que traduz a minha unidade espiritual. Quando isso acontece, estou praticando esta unidade. Jesus falou em João 15 que quando estou em unidade, tudo o que peço, o Senhor me dá. Nós temos este desafio de buscarmos plenamente esta concordância.

O que impede uma pessoa ser cordata? As suas deformações, por exemplo, a arrogância, a prepotência, quando não é humilde, não tem o desejo de acerto e movido pelo espírito da confusão. No casamento não existe o 'dono' da verdade, porque Paulo fala dois, deixem pai e mãe. São dois em uma só carne, de tal modo que, Deus preparou espiritualmente que tivessem uma comunhão perfeita. Duas cabeças; uma única direção, a do Espírito Santo de Deus.

E, para alcançarmos a concordância devemos:

1º – Aprender a ceder. O amor ágape é o amor-doação.

2º – Entender. Em João, capítulo 6, Jesus faz o milagre da multiplicação dos pães e peixes. Os discípulos, depois, vão para o mar. Eles viram o milagre mas não entenderam o milagre. João fala que eles não entenderam a grandiosidade do plano de Deus e que Jesus era o Messias. Isto, por causa do ensinamento do judaísmo e das sinagogas. Imaginavam o Messias guerreiro, de uma linhagem real e que seria o todo-poderoso. Estavam diante de um messias simples, um homem do povo, sem formusura. Muitas vezes, não entendemos para chegar a concordância; não entende que a minha opinião é para o crescimento, determinadas coisas que precisa entender para concordar.

3º – Praticar. Quantas vezes você falou para o seu marido ou para sua esposa 'eu concordo com você?'. A prática da concordância: ligo na terra, está ligado nos céus. Passar, conscientemente, por este processo para alcançar a concordância. Precisamos colocar estes princípios, estabelecer um processo para que isto aconteça e satanás não ache lugar. Em tudo, seja coisas pequenas e coisas grandes. Ester foi 100% cordata com Mordecai.

C – A COBERTURA.

Precisamos de uma dupla cobertura: da nuvem e em cima, a cobertura de Cristo. Qual a cobertura que você precisa? Em primeiro lugar, da nuvem, ou seja, você para ela e ela para você. Cobertura é proteção, é amor, é dar a condição de proteção contra o mal. A nuvem os protegia para andar no deserto. Então, o marido é o cabeça. A esposa a sustentadora. Nós somos o teto protetor um para o outro. Se eu quebro a linha de proteção, de concordância, de desfaço a minha unidade, eu tirei a cobertura de minha esposa de minha vida. As minhas decisões individualizadas trarão habilitação para que satanás possa destruir. Sozinho, eu erro, enfraqueço, não tenho a autoridade. Você precisa, espiritualmente, da sua esposa. Orar um pelo outro e orar juntos.

O marido é o cabeça, então, é cobertura espiritual; a esposa é cobertura do marido. Se se quebrar isto você fica sem a nuvem e morre. Ninguém suporta andar sem a nuvem para ficar protegido dos dardos do maligno.

Em segundo lugar, precisamos da cobertura de Cristo, ou seja, da igreja. Mateus 18.16: o seu casamento precisa estar debaixo da cobertura da igreja para que satanás não o destrua e não traga toda sorte de malignidade e roubos.

Precisamos colocar o casamento debaixo da cobertura da igreja. E isso significa, praticar os vários princípios ditos aqui: colocar o casamento debaixo de uma aliança de fidelidade com a igreja, debaixo de uma aliança de santidade com a igreja e colocar debaixo de uma aliança de autoridade da igreja.

Quando fazemos isso, não tem como satanás nos destruir, porquanto, no nível espiritual, no qual, a nossa luta não é contra a carne e o sangue, os homens não podem chegar, os demônios não podem tocar no seu casamento porque tem a proteção da nuvem. Então, você o adultério, a mentira, tudo aquilo que é humano e tudo aquilo que é espiritual.

São estes os PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS que trarão a revolução no seu casamento. Quando temos o envio, a concordância e a cobertura, temos o casamento no centro da vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. E os dois cumprirão os propósitos de Deus aqui na terra. Este conceito espiritual traz a possibilidade de crescimento e de maturidade.