quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ceia de Janeiro - O Guerreiro Apostólico

Texto: I Samuel 17.32-40 e 43-50, 54-58.

Deus nos chamou para grandes desafios. O desafio de sermos um guerreiro apostólico. Quando Deus chamou a Davi, o chamou para uma grande empreitada, para realizar aquilo que nunca havia realizado, para ser aquilo que nunca havia sido, para coisas inauditas, para coisas que nunca haviam acontecidos. E quando Deus nos chama para isso, há uma capacitação dos céus que não temos como entender naturalmente.

Davi teve a iniciação daquilo que Deus faria com ele quando ainda cuidava de suas ovelhas e tirara das mãos do urso e do leão. Esta era a experiência de guerra que Davi tinha. Fora isso, não tinha experiência nenhuma. No entanto, ele tinha a eleição de Deus e o Senhor queria fazer dele o maior guerreiro até então. O nome do nosso Deus é Deus de guerra. Conseqüentemente, o Senhor nos capacita para sermos guerreiros em sua presença. No seu espírito, Davi já tinha esta marca. E nós também temos esta marca. Só que muitas vezes somos condicionados por causa das lutas, dos problemas e das adversidades. Não somos marcados para termos esta característica do poder da guerra. O Senhor nos deu a capacidade para de sermos guerreiro. E esta capacidade está no seu sentimento, no seu espírito e naquilo que é a sua essência.

Davi quando chega no campo de batalha, enxerga seus irmãos e todo o exército de Saul, algumas coisas incompatíveis com aquilo que era o seu sentimento. O que estava acontecendo?
1 - Aqueles homens não tinham honra espiritual: I Samuel 17.9, vemos o filisteu afrontando a Deus. Golias estava dizendo: 'será que tem algum homem aí neste exercito que queira guerrear comigo?' Não aprecia ninguém porque eles não tinham honra espiritual. E o diabo o tira do campo de batalha para que você afrouxe e não tenha ousadia para enfrentar o inimigo. Eles aceitavam toda e qualquer afronta do inimigo.

Tudo aquilo que Davi observou, está no versículo 10: hoje afronto as tropas de Israel. Muitas vezes, somos afrontados por uma enfermidade, por uma situação difícil que vem até nós. Só que o nosso poder de luta e nossa capacidade de guerra é que responderá por aquilo que somos. Aqueles homens estavam afrontados. Golias representa, espiritualmente, a satanás. E quantos de nós não somos afrontados em nossa fé? Quando servimos a Deus e satanás fala: 'você não serve a Deus, por que acontece isso com você?' Satanás quer nos afrontar e se você aceita isso passivamente dá o espaço que ele deseja. Davi viu isso, olhou a afronta e percebeu que havia algo errado ali.

Aqueles homens ouviam com ouvidos carnais. Verso 11: a diferença de como ouviu Davi ouviu e o exército de Saul. O exército estava ali quarenta dias presos, com medo de Davi, inertes, sem reação, aceitando toda afronta do diabo. Eles ouviram o que Golias falava com ouvidos carnais. E quando você ouve o que o diabo fala, treme e despreza aquilo que Deus pode fazer. Davi não ouvia segundo aquilo que o gigante falava, mas segundo o que o Espírito Santo lhe ministrava. Quando você ouve o que o inferno fala, teme e treme diante dos desafios. O exercito de Saul tremia porque ouvia com ouvidos carnais e tinham atitudes carnais.

E uma coisa é você ser um guerreiro carnal e outra ser um guerreiro apostólico: eles pegaram a Davi e o vestiram com vestes de religiosidade. Saul falou que ele não poderia ir a guerra porque não era guerreiro. Davi disse o seu servo derrubou um urso e um leão. Deus tem dado muitas vitórias. Saul colocou todas as sua veste em Davi. Saul representa a religiosidade, o homem carnal, que tem medo, não tem posicionamento, que está preso em sua maldição. Davi, submisso, começou a colocar a roupa. Mas, disse que com aquela roupa não poderia andar. Esta capa de religiosidade, do medo, da incapacidade, do impossível, daquilo que não tem nada a ver com sua vida, você não pode andar com ela. Só pode andar revestido na unção de Deus. Davi disse que ira contra este filisteu para saber que Deus não livra com espadas, mas com o poder do Espírito Santo. Ele foi cheio da autoridade espiritual. Temos a marca de Deus sobre as nossas vidas. Nós nos movemos no espírito e não podemos andar na religiosidade. No espírito podemos mover.
Davi entra na guerra como um verdadeiro guerreiro apostólico.

Nós somos os guerreiros do Senhor. E um guerreiro do Senhor tem:

1 - óleo sobre a cabeça. I Samuel 6.13: Davi recebe o espirito de Deus e fica possuído do Espírito de Deus, se levanta em autoridade. Estamos debaixo da palavra de Zacarias, não por força nem por poder, mas pelo Espírito de Deus. Você vence porque tem óleo na cabeça e é pelo Espírito de Deus.

2 – com um cajado. Davi foi para a guerra com o óleo na cabeça, com um cajado. Um cajado porque é o instrumento de apascentar ovelhas e ele não queria ser identificado como um homem carnal, mas ser identificado como um homem espiritual. Golias o menosprezou. Mas Davi era um homem diferente, era um pastor, tinha um cajado. Deus faz com aquilo que você tem nas mãos. O cajado significa aquilo que Deus o formou. Às vezes, queremos ser outra coisa daquilo que ele nos chamou; muitas pessoas são roubadas. Davi quis ir como um pastor: na simplicidade, na genuíno.

3 – funda. Davi foi com uma funda, um estilingue. Davi sabia que aquele estilingue era única e exclusivamente o que ele precisava porque Deus já o havia preparado com uma habilidade especial. Para ser um guerreiro apostólico tem que ter habilidade excepcional. Deus tem armas que somente seus servos podem usar.

4 - cinco pedras. Cinco pedras que ele pegou no ribeiro e estas pedras representam os cinco ministérios apostólicos. Ele tinha um poder bélico que ninguém mais tem. Nós temos uma capacidade espiritual que não está condicionada aos padrões humanas. Aquele gigante estava vendo aquilo que nunca tina visto. Entre as cinco pedras, tenho a pedra que derruba a gigantes.
Golias representa satanás. A pedra que derruba a satanás é Jesus Cristo. I Pedro 2.4: Jesus Cristo é pedra eleita e preciosa, rejeitada pelos homens. Naquelas pedras havia a pedra que destrói satanás (Jesus Cristo). E Deus precisava de um guerreiro que pudesse sair do meio do ostracismo, que tivesse ousadia, que estivesse pronto e tivesse autoridade.

O gigante Golias caiu para frente (quando deveria cair para trás) porque se desequilibrou diante de Davi. Ele ficou com tanta raiva contra Davi que, ao receber a pedra, ele tropeçou e caiu de cara no chão. O diabo vai cair de cara no chão diante de sua presença quando você lançar esta pedra.

O Senhor o faz guerreiro para batalhar as guerras do Senhor. Como guerreiros apostólicos temos as marcas da vitória. Muitas vezes servimos a Jesus e não temos a marca do Senhor porque a capa da religiosidade não permite que você fale que é um vencedor. A capa da religiosidade fala para ter cuidado e prudência naquilo que você fala. Você não tem marca de derrotas. Apocalipse 5.3: o leão da tribo de Judá venceu. Davi tinha a marca do leão da tribo de Judá. E você também tem esta marca.

Quando temos esta unção e estas marcas, o que acontece?

1 – Onde nós formos, Deus nos dará vitórias. O diabo é um espírito derrotado. II Samuel 8.14: onde Davi ia, Deus lhe dava vitórias. Você tem uma unção que o identifica com a vitória. Como guerreiro do Senhor, quando orar e ir para o campo de batalha, Deus dará vitórias.

2 – Resgatamos todas as coisas, tudo que nos fora roubado e tirado. I Samuel 30, Davi se posicionou depois de receber a palavra do sacerdote Abiatar e foi a guerra. E o Senhor lhe deu a restituição. Não fique chorando as perdas. As perdas, para nós, significam Deus tem um propósito e Ele quer saber o quanto você agüenta no dia da situação difícil, o quanto você agüenta ser subtraído em alguma coisa. Depois de ser provado você é aprovado. Existem dois tempos na vida do servo: o tempo da provação e o tempo da aprovação. Provação leva à aprovação. Davi estava sendo provado. Deus o levou e foi aprovado e por isso trouxe tudo o que lhe fora roubado.

3 - Realiza o dobro. I Samuel 18.27. Saul chamou a Davi porque pensou que fosse um guerreiro comum, normal. Imaginava que Davi fosse morrer no meio da guerra. Mas, na verdade, Saul falava com um guerreiro apostólico. Davi tinha a capacidade para realizar o dobro. Deus o preparou para realizar duas vezes mais. Luta não mata ninguém; adestra para a batalha. Situação difícil não paralisa o povo de Deus. É tempo de realizar duas vezes mais.

Este é o tempo de termos a herança do Senhor como guerreiros apostólicos. A unção de Davi está sobre sua vida.

O que faz um guerreiro apostólico? Ele tem nas suas mãos um troféu. Deus está colocando um troféu nas suas mãos. Davi ficou com a cabeça do gigante. A espada ficou o sacerdote. Quando se apresentou a Saul, se apresentou com a cabeça do gigante. A cabeça do gigante era o símbolo da vitória que Davi teve. Como o tempo passa, a cabeça virou uma caveira e esta caveira Davi a enterrou em Jerusalém. Ela a enterrou como símbolo de sua vitória. Fez isso depois de haver conquistado Jerusalém.

Jesus, dentro da tradição judaica, foi crucificado fora da cidade. Jesus não poderia ser crucificado dentro da cidade porquanto havia dois princípios históricos: a lei de Moisés não permitia e os romanos crucificavam as pessoas na entrada da cidade para servir de exemplo para todos que viam os criminosos crucificados. Então, Jesus foi crucificado na fora da cidade, num lugar chamado Gólgota. Mateus 27.33: Gólgota é o lugar da caveira. Significa que em Jerusalém tinha um lugar da caveira. E era a caveira de Golias. Todo mundo em Jerusalém sabia onde ficava enterrado a caveira de Golias. Sobre a caveira de Golias foi colocada a cruz de Cristo e satanás foi derrotado para sempre. O gigante definitivamente, foi derrotado pela autoridade da igreja.
Em Apocalipse 6.2: saindo vencendo para vencer. Somos os guerreiros que carregamos a caveira para que Jesus a esmague. Davi venceu profeticamente a Golias como a vitória de Jesus sobre satanás. Apocalipse 16.16: nós hoje estamos fazendo o Davi fez, vencendo a satanás para que Jesus possa consumar a vitória sobre a terra de Israel. Haverá a última guerra, a guerra de Armagedon e será em Megido, onde o rei Josafá foi vencido, onde houve grandes batalhas e provavelmente onde Davi venceu Golias. Hoje a igreja está guerreando profeticamente para vencer a satanás. Na batalha final, ela entregará a cabeça do gigante em Jerusalém e Jesus a esmagará definitivamente.

O Senhor lhe fez um vencedor. E há promessas no livro de apocalipse só para quem é vencedor:

1 – Apocalipse 2.7: o vencedor se alimenta da árvore da vida;
2 – Apocalipse 2.11: o vencedor não sofre o dano da segunda morte;
3 – Apocalipse 2.26: o vencedor tem autoridade sobre as nações;
4 – Apocalipse 2.17: o vencedor come do maná escondido;
5 – Apocalipse 3.5: o vencedor será vestido de linho;
6 – Apocalipse 3.12: o vencedor é coluna no santuário;
7 – Apocalipse 3.21: o vencedor vai se assentar na mesa com o pai;
8 – Apocalipse 15.2: o vencedor tem a harpa de Deus;
Quem tinha harpa de Deus? Davi que expulsava os demônios de Saul com a harpa. Nós somos os guerreiros apostólicos que vencemos a besta e temos harpas de Deus em nossas mãos.
9 – Apocalipse 21.7: o vencedor herdará todas estas coisas.