terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Encontro de Casais 2008 - Parte II

Bispa Sônia Hernandes.


Texto: Ester 4.13-16.

Vemos aqui uma segunda orientação de Mordecai. Ele foi colocado na vida de Ester na posição de um sacerdote. Inicialmente, Mordecai orientou Ester para participar de um concurso, para se submeter, buscar a transformação que fosse necessária, porque enxergava no casamento com o rei Assuero o melhor para Ester.

Agora, mais uma vez ele entra em ação. Questiona Ester a razão de seu casamento. Apenas para viver um grande sonho? Apenas para deixar de ser escrava? Apenas para consolar Assuero? Não é só isso. Às vezes, achamos que o nosso casamento é apenas para curar e suprir as nossas carências afetivas. Muito mais do que uma necessidade de você suprir esta carência, Deus tem um propósito também para o seu casamento.

Deus tinha um propósito para Ester e para Assuero. Assim como também tem para o seu casamento. O casamento de Ester tinha o propósito de livrar o povo judeu das mãos de seus inimigos; fazer o seu nome reconhecido naquela terra, fazer com que as famílias se voltassem para Ele, para o adorar, para o servir. Deus tem um propósito para o seu casamento. E, cumprir e entender este propósito, é estar no centro da vontade de Deus.

Qual o propósito de Deus para o seu casamento? É um propósito ministerial. Disso depende a felicidade. A felicidade vem da presença de Deus e não das qualidades. É importante entender qual o propósito ministerial para o seu casamento. Somente haverá o bom, o agradável e o perfeito quando entendermos qual o propósito ministerial de seu casamento. Deus tem um propósito para o seu casamento que envolve: a) o ministério; b) o seu próprio casamento – porque de tão abençoado será benção para outros casamentos – e; c) sua felicidade pessoal (Isaías 61.9), como sendo e tendo uma família bendita.

O propósito de Deus, portanto, envolve estes três aspectos. Então, é importante que você busque qual é o propósito de Deus para o seu casamento. O que Deus espera de seu casamento, e a razão que Deus os uniu.

O grande problema que tem acontecido na casa de Deus é porque as pessoas buscam ao Senhor e acham e tem prova de Deus, tem todas os sinais do Senhor para casar com aquela pessoa, como Isaque e Rebeca, mas o seu casamento é um verdadeiro inferno.

Isaque teve todos os sinais de Deus que era Rebeca a sua escolhida. Gênesis 24.7 e seguintes. Abraão mandou seu servo buscar uma esposa para Isaque. E aquele servo buscou de Deus e pediu um sinal. O sinal que fora dado (v. 14). Deus confirmou que era Rebeca. Quando Isaque encontrou Rebeca, ele foi consolado (Gênesis 24.67). Quer dizer, era mesmo de Deus, todas as suas necessidades e carências restaram supridas. Só que o propósito ministerial do casamento não era só esse. Muitas vezes paramos numa fase do propósito. Foi cumprido uma fase mas não tudo o que precisava ser cumprido. Por isso, tem muita gente dentro da igreja que, apesar de haver buscado um sinal, no qual o Senhor confirmou, o casamento está um inferno. Porque o casamento não pára para suprir suas carências. Somente existirá casamento se você cumprir o propósito ministerial que Deus tem para o seu casamento.

Só vai existir felicidade plena quando cumprir o propósito. Do contrário, você andará na misericórdia de Deus. Esta parte de carência, daqui a pouco você já esqueceu e desejará mais. A única pessoa que tem mais, no entanto, dentro de um casamento para dar a você, renovando a sua força é o Senhor. A única coisa que tem o novo para você é a palavra. Deus nunca tem pão velho.

O exercício do ministério, seja qual for ele, de serviço, de suprimento, de governo, levítico, sacerdotal, faz com que um fique mais admirável aos olhos do outro. Você começa a admirar mais o seu marido e o seu marido admirar mais a você. Porque além de tudo é uma mulher de Deus, uma mulher que ora, que tem uma palavra sábia, que as pessoas procuram, não é uma mulher problemática, pois, em você está a solução dos problemas. E esta admiração não cessa. Normalmente, em um casamento, o casal começa apenas a ver defeitos um do outro, porque não tem o propósito ministerial. Quando não existe este propósito ministerial, tudo começa a irritar, inclusive as coisas boas, há uma insaciedade, situações que fazem abrir uma brecha para, por exemplo, a pornografia, a outras coisas que penetram no casamento.

Ter o ministério e saber qual é este ministério, é tão fundamental e importante quanto estar casado. Isto é o que vai renovar a força. E precisa ser compartilhado um pelo outro. Participar e apoiar o ministério do outro. É uma oferta do casal, no qual, os dois sintam prazer nisso, desafiados e sintam a aprovação do Senhor.

Buscar o propósito do casamento é fundamental e ,é um segredo da família que não teve problemas e foi bem sucedido dentro da Bíblia. Qual foi a família, na bíblia, que não teve problemas? Abraão, Isaque, Jezabel e até de Jesus tiveram.

Jeremias 35.2-10. Eles não tinham casa, não tinham a vinha, não tinham a sementeira, mas eram prósperos e abençoados, porque cumpriam o ministério familiar. A família tinha um ministério, que envolvia não beber vinho, não construir casa e não ter plantação; serem sempre nômades. Enquanto eles foram nômades prosperam, têm vitórias, alegrias, proteção e a família é unida. Esta é a benção de você entender qual o propósito ministerial de sua casa e de sua família. Enquanto exerce este ministério, sua família será próspera, unida e abençoada. No entanto, sua família precisa saber qual este ministério.

Muitas famílias, como a de Davi, se perderam porque, os pais conquistaram, porém, não falaram aos filhos que eles nasceram em uma família que, enquanto fossem para a guerra e conquistassem seriam felizes, ou seja, que eles eram de uma família de guerra.

O propósito ministerial mantém unida sua família, dá direção, cria um plano, uma rota. E é muito fácil saber quando você saiu fora, pois sabe para onde quer chegar, e a corrige.

Daí, vem muitas situações: enfermidades, dificuldades financeiras, opiniões de fora, que às vezes faz com que você, junto com sua família, saia da rota. Mas quando lembra qual o chamado de sua família e de seu casamento, você retorna. Às vezes, são as coisas internas: a competição, a inveja, o espírito de crítica, o orgulho, a depressão, a preguiça, o egoísmo, etc, que nos tiram da rota. Ter a consciência do propósito ministerial de seu casamento é fundamental.


COMO ALCANÇAR OS PROPÓSITOS NO CASAMENTO.

E para alcançarmos estes propósitos no casamento, é fundamental ter visão, amar, mudar, investir e ser pró-ativo:

AMAR.

1 - Estar disposto a amar. Amor não é sentimento. Amor é verbo, porque Deus é amor. A manifestação do amor de Deus na terra foi Jesus. Jesus é o verbo. Então, amor é atitude. E resolvo ter esta atitude, disponho a ter atitude, me abro a ter esta atitudes. Amor são atitudes. O verbo é uma disposição. Amar não é um sentimento.

As famílias bem sucedidas não acontecem por acaso. Demanda muito esforço. Para ter um casamento feliz, uma família feliz, é preciso pagar um preço. Há um preço a ser pago, não sai do além. Você precisa se esforçar, melhorar, mudar. A nossa saúde mental e o bem-estar emocional dependem do nosso casamento. Procurar sempre, melhorar o seu casamento.

O propósito do seu casamento é que sua família seja bendita e abençoada. Ajude o outro a corrigir a rota e voltar ao chamado. Precisa ter a visão clara de onde você quer chegar. Ter um propósito é ter uma visão de Deus para sua vida, seu ministério e seu chamado.

O amor paga um preço, é o verbo, uma ação, um conjunto de atitudes, investe (I João 4.10). Se Deus de tal maneira nos amou, devemos amar também os outros. Nisto consiste o amor: não que tenhamos amada a Deus, mas que Ele nos amou. Muitas vezes, a pessoa do nosso lado, o nosso marido, o nosso filho, não estão em condições de serem amados, não são pessoas amáveis, suas atitudes daquele momento não são dignas de amor. Porém, não amo porque a outra pessoa merece; amo porque amo!

Precisamos entender, então, que 'vou amar' porque tenho uma consciência espiritual de um chamado. Porque Deus deu um sinal e tenho confirmação do Senhor que é o meu eleito. Por isso que Isaque não desistiu de Rebeca e continuou orando ao Senhor: não conformo, esta é a mulher que o Senhor tem para minha vida e não vou casar com outra, não vai cair no pecado de meu pai; eu vou orar por Rebeca. Ele corrigiu a rota, pagou um preço.

O amor investe e paga um preço mesmo quando não é amado. O amor quebra a barreira da inimizade, porque ele é humilde, não é orgulhoso. O amor é bem humorado, alegre e feliz. O ma humor mais orgulho é uma fórmula fatal. O amor investe, é bom investidor porque crê, acredita. O Senhor, hoje, quer dar sentido para o seu casamento, sentido para o seu lar, sua casa e sua família.

MUDAR.

2 – Para ter um casamento e uma família mais felizes é preciso mudar. Significa que você precisa mudar! Do jeito que está, não vai 'rolar'. Não existe nada melhor do que aquilo que você está vivendo, se você não mudar. Quem, realmente, precisa mudar é você.

Em João 3.1-4: vemos um mestre, um principal, alguém que tinha alguma coisa muito boa: Nicodemos. Quem era Nicodemos? Não era qualquer um, mas um dos principais dos judeus, pessoa qualificada, boa,m muito conhecimento da palavra, uma pessoa reconhecida e que tinha um nível espiritual, uma qualidade de vida espiritual pessoal e realização muito boas. Só que ele queria mais, não estava feliz, desejava muito mais. E Jesus disse: 'você precisa mudar', 'nascer de novo'. Simplesmente uma mudança radical, ser outra pessoa. Para ser melhor, precisa ser outra pessoa: com outra informação dentro da cabeça, se livrar de todas as experiências familiares que você teve até hoje, se livrar das informações familiares que teve, das referências sociais; e nascer de novo, ou seja, ser outro, é mudar.

Depois de um tempo no casamento, a pessoa fica assim: 'já sei'. Ela 'sabe e já experimentou de tudo'. Quer dizer, não precisa de nada mas precisa de tudo, porquanto não está feliz. Se você quer ter um casamento melhor, ter uma família melhor, precisa querer mudar.

E mudar dói. Pois, em primeiro lugar, é preciso ter consciência que você errou. Reconhecer, sinceramente, que há coisas em que falhamos. Talvez, não tenhamos a real consciência em que estamos falhando, sinto, porém, que ele não está satisfeito, não está bem. Eu sento não para me defender, mas para escutar. Não para me justificar, mas ouvir. Tirar do casamento tudo aquilo que está matando. Se realmente o meu propósito é ter um casamento feliz, uma casa feliz, uma família feliz, aquilo que meu marido falou, minha esposa, meu filho, precisamos escutar e mudar. Pedir ajuda.

Então, se você está determinado, você falará o que o outro precisa mudar, porque tem machucado, ferido, e ajudará a outro a mudar. Ester não mudou sozinha, todo mundo jejuou por ela, a ajudou. Não ficou para ela fazer sozinha. Todo mundo fez junto. Como posso ajudar a mudar?

Estar disposto a mudar: a) naquilo que você precisa mudar e; b) ser humildade para pedir ajuda. Daí, você conhecerá o lado de suporte de amor. Do dia que não conseguir, você não será julgado, mas suportando em amor, terá alguém que estará lutando e jejuando com você para que consiga viver esta mudança. Isso é cumplicidade, concordância, unidade e é o lugar onde Deus ordena sua benção.

Para ter um casamento feliz preciso 'sair do eu e pensar em nós'. O que ´bom para nós? Se desejamos ter uma família abençoada, precisamos ter o 'nós abençoados'. E quando sei que deixei de ser 'eu' para 'sermos nós'? Quando a vitória de um não me deixa mal porque não venci.

Muita gente tem vivido dois 'eus' dentro de casa. O quanto o outro ficar feliz, faz você ficar feliz? Ou só fica alegre com as coisas diretamente relacionadas a você? O quanto somos nós? Deus para ser 'nós', para nos resgatar, deu seu filho, ele investiu, abriu mão de seu filho, ele mudou. Jesus deixou de ter toda a glória, todos os anjos, toda a pompa para se transformar em homem para nos resgatar e nos trazer, nos transportar do reino das trevas para o reino da luz. E se alegrou por isso. Ele mudou. Se Deus se abriu para mudar, eu preciso também me abrir para mudar.

INVESTIR.

4 - Para ter um casamento feliz e cumprir o propósito de Deus: estar disposto a investir e não abrir mão. Isso significa ter paciência. Paciência é acreditar no outro; é dar tempo ao outro. Paciência é acreditar que Deus é poderoso para cumprir as promessas dele em sua casa.

Em atos 16.31 não fala que alguém tem de mudar. Fala que você tem que crer. Crê no Senhor Jesus e será salvo você e sua casa. A salvação não está condicionado a ele, mas à sua fé. Crer, não abrir a mão, não desistir e investir. Às vezes, estamos preocupados o que outros falarão de nós. Deus tem um propósito, continue a crer. Deus tem uma aliança com você.

SER PRÓ-ATIVO.

5 – Seja pro-ativo. Nunca reativo. Se você tem um propósito, tem uma visão e ama, seja coerente com aquilo que você crê, com aquilo que você quer, com o seu chamado que Deus tem para sua vida.

Coloque uma pitada de bom humor no seu casamento e na sua família. Aprenda a rir de você mesmo e de seus erros. Faça a coisa mais leve. Isso fará o seu casamento durar mais. Aprenda a fazer sua família a viver de bem com a vida em toda e qualquer situação, sabendo que Deus tem um propósito e não o coloca em projetos frustrados e falidos. Não enxergue uma situação como o fim da linha. Enxergue uma situação como parte de seu caminhar. De repente para corrigir, para parar, consertar, ter paciência e ter coisa melhor. Em tudo e por onde for Deus lhe dará vitorias. Porque você quer melhorar e isso sobe ao altar de Deus.

Você quer melhorar o seu casamento. Enquanto você tiver em sua lembrança que quer ter um casamento melhor, você enxergará, terá a visão do seu chamado, do seu propósito. Você vai se dispor a amar com atitudes. Você vai se dispor, efetivamente, a mudar e investir. Antes de se defender, ouça; antes de jogar na mesma moeda, ouça. Se respondeu de forma errada, não emburre. Se fez alguma coisa que não gostou, não julgue. Isso tira você da rota. Se não tem tido atitudes coerentes tenha você coerentes com a visão, com o chamado, com o propósito e o Senhor o honrará. Dessa forma você reagirá de acordo com o seu chamado e não de acordo com a situação. Isso envolve uma carga de amor, carga de fé e Deus o honrará e dará vitórias. Suas armas são espirituais. Desistir jamais.