quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vitórias Estratégicas

Texto: II Samuel 12.26-31.

 

Deus não criou o homem derrotado. Um Deus de amor não poderia ter um sentimento pior dos os pais tem em relação aos seus filhos. Pais não desejam que seus filhos sejam perdedores. O coração de Deus se alegra quando um filho tem vitória. O diabo criou a derrota para colocar no homem como uma afronta a Deus. O diabo quando toca num filho de Deus, gera afronta a ele. Não percebemos, muitas vezes, no contexto da palavra, qual a vontade de Deus para nós. A religiosidade achou um caminho de acomodação  em ser um derrotado. Romanos 8.27 diz que somos mais que vencedores em Cristo Jesus, que nele temos o poder do triunfo (CL  3. e 2.15)Satanás recebeu a derrota, que não pertence a você. Se enfrentamos algumas adversidades, o plano de Deus passa em nos formar, em nos estabelecer . Paulo, em Atos 14.22, fala a todos os discípulos que precisamos entrar no reino de Deus. A entrada para o reino de Deus é a tribulação (João 16.33). Uma tribulação não significa derrota. Deus tem um caminho que, ao final, você entenderá que é a vitória, porque, satanás não pode imprimir em você a derrota. Você tem a marca de Jesus que é a marca do vencedor.

 

Aqui vemos Deus levando a Davi ter uma vitória estratégica, a melhor cidade dos Amonitas. Davi envia Joabe. Deus queria entregar a Davi um tesouro. E os tesouros são entregues a nós através das vitórias. Elas vem até nós quando buscamos a direção do Senhor. O Senhor tem vitórias estratégicas para colocar em suas mãos. Estratégicas significam que existem uma estratégia de Deus para ir além nesta vitória que Ele lhe dá. E como Deus fez isso a Davi?

 

1º) Para tomar as cidades das águas. Davi estava no deserto. Os amonitas tinham uma cidade que havia água e não pertenciam a Davi. Quantas fontes de águas não estão nas nossas mãos, mas nas mãos do inimigo. Quem deveria ter domínio sobre as águas era Davi. Ele precisava conquistar a cidade das águas. Deus fará você conquistar as cidades das águas. A cidade das águas significa aquilo que traz a você o suprimento para enfrentar o deserto. As fontes que os inimigos tem alimentado mas que pertencem a você, o Senhor entrega nas suas mãos.

 

Joabe diz a Davi para tomar a cidade. Por que ele disso isso? Porque Joabe sabia que a cidade pertence ao ungido. Quem conquistará  a cidade é você, porque você é o ungido do Senhor e ninguém a tomara de você. Quando ele chega na cidade, tem uma surpresa. Vê um rei milionário com uma coroa. Davi, diante de todo o seu exército, ele tira a coroa do rei e coloca na sua cabeça. Ele tirou o domínio que aquele rei tinha e quebrou todo o domínio que o rei de Rabá teve por anos. O Senhor colocará a coroa na sua cabeça. Aquela não era a coroa de Davi, mas a coroa das áreas que o inimigo dominava. O inferno não está mais no controle e por isso não somos mais dominados.

 

Aquela coroa significava o domínio intelectual, onde satanás produz suas sensações, manipula, coloca sujeira. E não temos capacidade de dominar os nossos próprios pensamentos. O domínio de satanás acabou. Se satanás tem domínio na sua vida espiritual, você não consegue crescer, orar, a sua espiritual não anda, a coroa da sua vida espiritual não está nas suas mãos. Nada pode impedir o que Deus tem na sua vida.   Satanás não tem domínio na sua vida espiritual. O diabo é senhor em manter a coroa espiritual da vida das pessoas. Tirar aquela coroa significava tirar o poder. Quebrado todo o poder do inimigo em sua vida - poder da palavra, do pensamento, das atitudes, do emocional tudo que se manifesta contra a sua constituição.

 

Davi foi coroado em Jerusalém. Ele tomou aquela coroa e pôs na cabeça. Só que não deixou em sua cabeça. I Crônicas 29: colocou nos pés de Jesus. Você toma todas estas áreas das mãos do inimigo, assume o controle e coloca os pés de Jesus. Porque ele tem o controle sobre a sua vida.

 

2º) Grande é o despojo, grande é o resultado desta vitória. Davi quando tomou a coroa e tirou milhares de quilos de bronze, prata e ouro que o templo precisava. Grande é o despojo. II Crônicas 20.16-26: Deus dará vitória. Tomar posição. Não teve guerra, não teve batalha. Deus havia feito o serviço. Deus já fez a obra. A nossa vitória vem do Senhor. A benção do Senhor está sobre a sua vida. No primeiro dia depois da ressurreição tem um vale de benção esperando você (v. 26), o vale dos vencedores.

 

3º) Lucas  19.16-22: o último não tem autoridade sobre cidade alguma. Mas você que se posiciona, foi para a guerra, tem autoridade sobre as cidades. Nas áreas que você não tinha autoridade, o Senhor lhe dá autoridade. Davi podia ter autoridade sobre Rabá e isso o tornou poderosíssimo. Ele tinha todo o território dos amonitas, com a cidade das águas, era um homem poderoso. O Senhor lhe dará vitórias estratégicas. Hoje o Senhor lhe dá força para que você tome a coroa e tenha autoridade sobre a cidade. Esta é a vitória do ungido.  Você é aquele que tira a coroa do inimigo.  Você é aquele que tem a autoridade sobre as cidades.