terça-feira, 12 de maio de 2009

A Chave da Família

“O Senhor vai restaurar a verdade dos relacionamentos: o amor. E o Senhor vai curar os relacionamentos.”

Texto: Gênesis 12.1-3.

Todos nós temos um ideal. E, o ideal do homem é a família. A família é um projeto de Deus. Quando Deus colocou Adão e Eva no paraíso, Deus tinha para o homem havia a família perfeita. Porém, satanás, como adversário do homem, coloca a malignidade, introduz o pecado e destrói a família, aquilo que Deus tinha para o homem. Em toda a Bíblia, Deus começa restaurar a família. No caso de Abraão, Deus fala a ele algumas coisas sérias: sai de sua casa e de sua família. Por que Ele diz isso? Para que ele tivesse experiências como a de Gênesis 2.24: deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher e serão dois em uma só carne. Necessidades de terem experiências próprias e viverem aquilo que Deus havia determinado. Então, Abraão toma esta atitude, que era espiritual, e com sua esposa Sara sai daquela terra para cumprir o plano de Deus.

No meio do deserto, Deus começa a abençoá-lo, e fazer com que o plano dele se cumpra, dando, a benção da família. Deus falou que faria dele uma grande nação. Demorou, porém, mais de setenta anos para se cumprir. Neste tempo, eles se aperfeiçoaram como família, cresceram como família e se tornaram dois numa só carne para verem o cumprimento da promessa. Este é o nosso grande desafio. Muitas vezes, enxergamos a família só no contexto tradicional em que vivemos, ou seja, é pai, mãe e filhos e filhas. Na realidade, família é mais ampla, é a nossa comunidade no Senhor. Quando temos uma filiação espiritual e quanto temos uma aliança no Senhor.

Para viver a benção da família, temos que vencer alguns desafios.

1º) Vencer a confusão: Paulo fala sobre a malignidade que é o espírito da confusão. II Tessalonicense 2.9-10. Precisamos vencer o espírito da confusão. Quantos de nós já falamos algo e a pessoa entendeu outra. Quantos de nós já sofremos uma injustiça por aquilo que não fizemos. Quantas vezes, somos incompreendidos em nossos sentimentos, quando sentimos algo e a pessoa entendeu outra. Satanás é eficiente para deturpar, trazer o engano e para roubar. Vencemos este espírito com discernimento, com a humildade, pagando um preço por um relacionamento, vencendo a injustiça com Efésios 6, entendendo que a nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue. Falta entendermos que satanás é eficiente para destruir.

2º) Vencer o espírito da divisão. Marcos 3.25: casa divida não permanece, será destruída. Vemos aquilo que mais acontece entre nós: disputa. Somos até hipócritas para admitir nossos sentimentos, as nossas verdades. Se há divisão, não tem prosperidade, não tem a benção do Senhor e Deus não está presente. Onde há confusão e há divisão tem domínio de demônios. Conseqüentemente, vem a contra-mão da benção. Salmos 133: a benção do Senhor vem na comunhão. Deus tem uma família maravilhosa para você, a cura de seus relacionamentos. Não existe pessoas difícil, mas a obra do diabo sendo feita e a carne se manifestando. Tornamos a vida difícil porque entregamos o comando à carne e à satanás sem saber. Satanás pega pequenas coisas e transforma em grandes tempestades. Satanás usa o espírito de divisão. Ele sempre usa um princípio espiritual: ele sabe que o seu casamento é uma benção de Deus, ele traz a divisão para destruí-lo.

3º) Vencer o espírito da contenda e o espírito do ciúme. Lá em Cantares 8.6, a Bíblia diz que o ciúme é duro como a sepultura. Em Romanos 13.13, ande dignamente, não seja intolerante e nem faça de sua vida uma briga, porque o Espírito de Deus não habita em você. Isaías 53: Jesus não falou uma palavra contra aqueles que o crucificavam injustamente. Ele não suscitou a contenda. Temos que ter o espírito da concordância. A contenda é coisa de demônios. Não pode haver ciúme doentio, porque tudo que há exagero Deus não está presente. O ciúme é ridículo, é duro, cega, é egoísta. Deve haver confiança. Precisamos cuidar e não ter posse. Efésios 5. O ciúme é uma arma doentia. A contenda é briga, briga, briga, dia e noite. Nisso satanás está trabalhando.

Quando vencemos estes demônios vivemos as bençãos que Deus tem para nossa família. Quais são? Deus falou 'farei de ti uma família bendita na terra'. Sabe o que é uma família bendita? É uma família sacerdotal, ou seja, o homem é o sacerdote do lar e a mulher a ajudadora. Os meus filhos, os diáconos, os presbíteros e os músicos. A minha casa é uma igreja. Porque estamos construindo para o Deus. Deus nos dará uma família que não sonhamos nem pensamos e veremos os nossos filhos serão benditos na terra. O diabo está lutando contra isso, as circunstâncias lutam contra isso, mas a vontade de Deus é abençoar e honrar. A palavra é de I João 4.4.

Cinco “R” da família bendita:

1º) RESTITUIÇÃO. O Senhor restituir, não faltará coisa grande nem coisa pequena.

2º) RESTAURAÇÃO: O Senhor restaurará todas as áreas de minha vida, todos os meus sonhos.

3º) RECONSTRUÇÃO. Deus está fazendo uma grande obra, estou fechado para obra. E a obra de reconstrução.

4º) RECONHECIMENTO. Todos verão a obra de Deus em minha vida e todos saberão que somos família bendita na terra. Todos reconhecerão que a nossa família está debaixo da proteção do Senhor.

5º) REALIZAÇÃO. Deus vai realizar os seus sonhos, abençoar e abir portas maravilhosas. As suas mãos encherão dos milagre de Deus.

Receba as bençãos da família: 1º) a benção de Abraão: não haverá na sua vida maldição, verá os bens do Senhor e sua família será chamada família bendita na terra. 2º) a benção da sucessão e da herança. Não geramos filhos para a calamidade, veremos a benção do Senhor na vida de nossos filhos. Seremos uma raiz bendita. 3º) a benção da felicidade: Malaquias 3. Todos saberão que fazemos parte do povo mais feliz na terra.