quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ceia de Janeiro - O Guerreiro Apostólico

Texto: I Samuel 17.32-40 e 43-50, 54-58.

Deus nos chamou para grandes desafios. O desafio de sermos um guerreiro apostólico. Quando Deus chamou a Davi, o chamou para uma grande empreitada, para realizar aquilo que nunca havia realizado, para ser aquilo que nunca havia sido, para coisas inauditas, para coisas que nunca haviam acontecidos. E quando Deus nos chama para isso, há uma capacitação dos céus que não temos como entender naturalmente.

Davi teve a iniciação daquilo que Deus faria com ele quando ainda cuidava de suas ovelhas e tirara das mãos do urso e do leão. Esta era a experiência de guerra que Davi tinha. Fora isso, não tinha experiência nenhuma. No entanto, ele tinha a eleição de Deus e o Senhor queria fazer dele o maior guerreiro até então. O nome do nosso Deus é Deus de guerra. Conseqüentemente, o Senhor nos capacita para sermos guerreiros em sua presença. No seu espírito, Davi já tinha esta marca. E nós também temos esta marca. Só que muitas vezes somos condicionados por causa das lutas, dos problemas e das adversidades. Não somos marcados para termos esta característica do poder da guerra. O Senhor nos deu a capacidade para de sermos guerreiro. E esta capacidade está no seu sentimento, no seu espírito e naquilo que é a sua essência.

Davi quando chega no campo de batalha, enxerga seus irmãos e todo o exército de Saul, algumas coisas incompatíveis com aquilo que era o seu sentimento. O que estava acontecendo?
1 - Aqueles homens não tinham honra espiritual: I Samuel 17.9, vemos o filisteu afrontando a Deus. Golias estava dizendo: 'será que tem algum homem aí neste exercito que queira guerrear comigo?' Não aprecia ninguém porque eles não tinham honra espiritual. E o diabo o tira do campo de batalha para que você afrouxe e não tenha ousadia para enfrentar o inimigo. Eles aceitavam toda e qualquer afronta do inimigo.

Tudo aquilo que Davi observou, está no versículo 10: hoje afronto as tropas de Israel. Muitas vezes, somos afrontados por uma enfermidade, por uma situação difícil que vem até nós. Só que o nosso poder de luta e nossa capacidade de guerra é que responderá por aquilo que somos. Aqueles homens estavam afrontados. Golias representa, espiritualmente, a satanás. E quantos de nós não somos afrontados em nossa fé? Quando servimos a Deus e satanás fala: 'você não serve a Deus, por que acontece isso com você?' Satanás quer nos afrontar e se você aceita isso passivamente dá o espaço que ele deseja. Davi viu isso, olhou a afronta e percebeu que havia algo errado ali.

Aqueles homens ouviam com ouvidos carnais. Verso 11: a diferença de como ouviu Davi ouviu e o exército de Saul. O exército estava ali quarenta dias presos, com medo de Davi, inertes, sem reação, aceitando toda afronta do diabo. Eles ouviram o que Golias falava com ouvidos carnais. E quando você ouve o que o diabo fala, treme e despreza aquilo que Deus pode fazer. Davi não ouvia segundo aquilo que o gigante falava, mas segundo o que o Espírito Santo lhe ministrava. Quando você ouve o que o inferno fala, teme e treme diante dos desafios. O exercito de Saul tremia porque ouvia com ouvidos carnais e tinham atitudes carnais.

E uma coisa é você ser um guerreiro carnal e outra ser um guerreiro apostólico: eles pegaram a Davi e o vestiram com vestes de religiosidade. Saul falou que ele não poderia ir a guerra porque não era guerreiro. Davi disse o seu servo derrubou um urso e um leão. Deus tem dado muitas vitórias. Saul colocou todas as sua veste em Davi. Saul representa a religiosidade, o homem carnal, que tem medo, não tem posicionamento, que está preso em sua maldição. Davi, submisso, começou a colocar a roupa. Mas, disse que com aquela roupa não poderia andar. Esta capa de religiosidade, do medo, da incapacidade, do impossível, daquilo que não tem nada a ver com sua vida, você não pode andar com ela. Só pode andar revestido na unção de Deus. Davi disse que ira contra este filisteu para saber que Deus não livra com espadas, mas com o poder do Espírito Santo. Ele foi cheio da autoridade espiritual. Temos a marca de Deus sobre as nossas vidas. Nós nos movemos no espírito e não podemos andar na religiosidade. No espírito podemos mover.
Davi entra na guerra como um verdadeiro guerreiro apostólico.

Nós somos os guerreiros do Senhor. E um guerreiro do Senhor tem:

1 - óleo sobre a cabeça. I Samuel 6.13: Davi recebe o espirito de Deus e fica possuído do Espírito de Deus, se levanta em autoridade. Estamos debaixo da palavra de Zacarias, não por força nem por poder, mas pelo Espírito de Deus. Você vence porque tem óleo na cabeça e é pelo Espírito de Deus.

2 – com um cajado. Davi foi para a guerra com o óleo na cabeça, com um cajado. Um cajado porque é o instrumento de apascentar ovelhas e ele não queria ser identificado como um homem carnal, mas ser identificado como um homem espiritual. Golias o menosprezou. Mas Davi era um homem diferente, era um pastor, tinha um cajado. Deus faz com aquilo que você tem nas mãos. O cajado significa aquilo que Deus o formou. Às vezes, queremos ser outra coisa daquilo que ele nos chamou; muitas pessoas são roubadas. Davi quis ir como um pastor: na simplicidade, na genuíno.

3 – funda. Davi foi com uma funda, um estilingue. Davi sabia que aquele estilingue era única e exclusivamente o que ele precisava porque Deus já o havia preparado com uma habilidade especial. Para ser um guerreiro apostólico tem que ter habilidade excepcional. Deus tem armas que somente seus servos podem usar.

4 - cinco pedras. Cinco pedras que ele pegou no ribeiro e estas pedras representam os cinco ministérios apostólicos. Ele tinha um poder bélico que ninguém mais tem. Nós temos uma capacidade espiritual que não está condicionada aos padrões humanas. Aquele gigante estava vendo aquilo que nunca tina visto. Entre as cinco pedras, tenho a pedra que derruba a gigantes.
Golias representa satanás. A pedra que derruba a satanás é Jesus Cristo. I Pedro 2.4: Jesus Cristo é pedra eleita e preciosa, rejeitada pelos homens. Naquelas pedras havia a pedra que destrói satanás (Jesus Cristo). E Deus precisava de um guerreiro que pudesse sair do meio do ostracismo, que tivesse ousadia, que estivesse pronto e tivesse autoridade.

O gigante Golias caiu para frente (quando deveria cair para trás) porque se desequilibrou diante de Davi. Ele ficou com tanta raiva contra Davi que, ao receber a pedra, ele tropeçou e caiu de cara no chão. O diabo vai cair de cara no chão diante de sua presença quando você lançar esta pedra.

O Senhor o faz guerreiro para batalhar as guerras do Senhor. Como guerreiros apostólicos temos as marcas da vitória. Muitas vezes servimos a Jesus e não temos a marca do Senhor porque a capa da religiosidade não permite que você fale que é um vencedor. A capa da religiosidade fala para ter cuidado e prudência naquilo que você fala. Você não tem marca de derrotas. Apocalipse 5.3: o leão da tribo de Judá venceu. Davi tinha a marca do leão da tribo de Judá. E você também tem esta marca.

Quando temos esta unção e estas marcas, o que acontece?

1 – Onde nós formos, Deus nos dará vitórias. O diabo é um espírito derrotado. II Samuel 8.14: onde Davi ia, Deus lhe dava vitórias. Você tem uma unção que o identifica com a vitória. Como guerreiro do Senhor, quando orar e ir para o campo de batalha, Deus dará vitórias.

2 – Resgatamos todas as coisas, tudo que nos fora roubado e tirado. I Samuel 30, Davi se posicionou depois de receber a palavra do sacerdote Abiatar e foi a guerra. E o Senhor lhe deu a restituição. Não fique chorando as perdas. As perdas, para nós, significam Deus tem um propósito e Ele quer saber o quanto você agüenta no dia da situação difícil, o quanto você agüenta ser subtraído em alguma coisa. Depois de ser provado você é aprovado. Existem dois tempos na vida do servo: o tempo da provação e o tempo da aprovação. Provação leva à aprovação. Davi estava sendo provado. Deus o levou e foi aprovado e por isso trouxe tudo o que lhe fora roubado.

3 - Realiza o dobro. I Samuel 18.27. Saul chamou a Davi porque pensou que fosse um guerreiro comum, normal. Imaginava que Davi fosse morrer no meio da guerra. Mas, na verdade, Saul falava com um guerreiro apostólico. Davi tinha a capacidade para realizar o dobro. Deus o preparou para realizar duas vezes mais. Luta não mata ninguém; adestra para a batalha. Situação difícil não paralisa o povo de Deus. É tempo de realizar duas vezes mais.

Este é o tempo de termos a herança do Senhor como guerreiros apostólicos. A unção de Davi está sobre sua vida.

O que faz um guerreiro apostólico? Ele tem nas suas mãos um troféu. Deus está colocando um troféu nas suas mãos. Davi ficou com a cabeça do gigante. A espada ficou o sacerdote. Quando se apresentou a Saul, se apresentou com a cabeça do gigante. A cabeça do gigante era o símbolo da vitória que Davi teve. Como o tempo passa, a cabeça virou uma caveira e esta caveira Davi a enterrou em Jerusalém. Ela a enterrou como símbolo de sua vitória. Fez isso depois de haver conquistado Jerusalém.

Jesus, dentro da tradição judaica, foi crucificado fora da cidade. Jesus não poderia ser crucificado dentro da cidade porquanto havia dois princípios históricos: a lei de Moisés não permitia e os romanos crucificavam as pessoas na entrada da cidade para servir de exemplo para todos que viam os criminosos crucificados. Então, Jesus foi crucificado na fora da cidade, num lugar chamado Gólgota. Mateus 27.33: Gólgota é o lugar da caveira. Significa que em Jerusalém tinha um lugar da caveira. E era a caveira de Golias. Todo mundo em Jerusalém sabia onde ficava enterrado a caveira de Golias. Sobre a caveira de Golias foi colocada a cruz de Cristo e satanás foi derrotado para sempre. O gigante definitivamente, foi derrotado pela autoridade da igreja.
Em Apocalipse 6.2: saindo vencendo para vencer. Somos os guerreiros que carregamos a caveira para que Jesus a esmague. Davi venceu profeticamente a Golias como a vitória de Jesus sobre satanás. Apocalipse 16.16: nós hoje estamos fazendo o Davi fez, vencendo a satanás para que Jesus possa consumar a vitória sobre a terra de Israel. Haverá a última guerra, a guerra de Armagedon e será em Megido, onde o rei Josafá foi vencido, onde houve grandes batalhas e provavelmente onde Davi venceu Golias. Hoje a igreja está guerreando profeticamente para vencer a satanás. Na batalha final, ela entregará a cabeça do gigante em Jerusalém e Jesus a esmagará definitivamente.

O Senhor lhe fez um vencedor. E há promessas no livro de apocalipse só para quem é vencedor:

1 – Apocalipse 2.7: o vencedor se alimenta da árvore da vida;
2 – Apocalipse 2.11: o vencedor não sofre o dano da segunda morte;
3 – Apocalipse 2.26: o vencedor tem autoridade sobre as nações;
4 – Apocalipse 2.17: o vencedor come do maná escondido;
5 – Apocalipse 3.5: o vencedor será vestido de linho;
6 – Apocalipse 3.12: o vencedor é coluna no santuário;
7 – Apocalipse 3.21: o vencedor vai se assentar na mesa com o pai;
8 – Apocalipse 15.2: o vencedor tem a harpa de Deus;
Quem tinha harpa de Deus? Davi que expulsava os demônios de Saul com a harpa. Nós somos os guerreiros apostólicos que vencemos a besta e temos harpas de Deus em nossas mãos.
9 – Apocalipse 21.7: o vencedor herdará todas estas coisas.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Encontro de Casais 2008 - Parte III

Apóstolo Estevam Hernandes.

Texto: João 17.21-23.

No texto que lemos, há uma grande e poderosa revelação para a nossa vida conjugal. Jesus fala sobre a unidade espiritual. Esta unidade espiritual é para nós resgatarmos os valores que o diabo destruiu no homem. A principal ação de satanás é destruir a unidade no casamento.

No jardim do Éden, Deus fez o casamento perfeito. Esse era o casamento segundo aquilo que Deus havia estabelecido com todos os padrões da palavra, como está escrito no 5º capitulo de Efésios. Eles eram perfeitos como marido e mulher. Porém, satanás os ataca e faz com que eles pratiquem o pecado da desobediência. Mas, qual foi a origem deste pecado? Foi a quebra da unidade. Satanás não falou com os dois; falou somente com a mulher. Ele traz a mulher para uma individualidade e quebra a unidade espiritual do casal. Consequentemente, Eva fica fragilizada e sua fragilidade faz com que ela receba o mal que satanás havia concebido. Satanás desfaz aquela unidade; e a casa dividida não prospera.

Ao desfazer esta unidade, rouba os valores e a unidade espiritual. Então, foi necessário que o espírito de Jezabel, a rainha dos céus se manifestasse em Eva, que faz a cabeça de Adão. Eva é tomada por aquela malignidade, pois fragilizada, satanás se comunica com ela, para assumir o papel de cabeça, assume o espírito de rainha dos céus e induz Adão ao pecado. Adão, por sua vez, não soube resgatar a unidade. Uma vez quebrada a concordância, a unidade, faz com que os dois caiam.

Quando você rompe um valor espiritual como este, a queda é inevitável. Satanás quer que trabalhemos de forma individualizada, porque ele sabe o poder que há na unidade.

Jesus estava preocupado em resgatar esta unidade espiritual. Jesus nos deu o mistério da trindade, que é baseado na unidade. A unidade, então, do Pai, do Filho e do Espírito está presente em nossas vidas. O homem é uma trindade: corpo, alma e espírito. E se você isolar qualquer coisa desta unidade e desta trindade, o homem se desmancha. Quando você quebra esta unidade, descaracteriza o homem, pois ele é uma trindade perfeita. E esta trindade perfeita é aquela que também na unidade divina está estabelecida.

Entre os homens ele deseja esta unidade. Vemos em Mateus 18.18-20. Na oração sacerdotal de Jesus (João 17.21), ele fala: 'Pai, que eles sejam aperfeiçoados na unidade'. Aperfeiçoamento significa entendimento, formação, crescimento. Nós precisamos crescer na unidade. Jesus quis que os discípulos entendessem que somente existe uma interação, a sua ação com o mundo espiritual, quando existe uma concordância.

O princípio da unidade é a base do nosso relacionamento com Deus. Por isso, erramos demais, quando procuramos ter projetos individuais, andar independente do outro, não ligar ao outro, desejar unicamente para a satisfação própria ou ter objetivos individuais.

Muitas vezes, pedimos para Deus e satanás nos atende, isso em função do mal que há em nós. Satanás pega um princípio espiritual. Na minha deformação desprezo que sou marido, sou cabeça e que nós somos 'um'. Desprezo isso e peço a Deus algo que está fora do princípio espiritual. Satanás, que tem o mundo em suas mãos, satisfaz a malignidade que está no coração do homem, que pensa que foi Deus quem o deu. Aí, o fruto é tenebroso. Quando conhecemos a unidade, estamos em concordância.

E a principal concordância que existe é entre marido e mulher. Não pode ter mais ninguém. No meio do casal está Jesus, porque o cordão de três dobras não se rompe. Unidade é deixar todas as coisas em segundo lugar; Em primeiro lugar está Deus; em segundo, a minha unidade. A unidade produz a vitória ministerial e faz com que tenhamos a interação no mundo espiritual.

Quantas vezes, complicamos a nossa vida gratuitamente. Queremos casar mas sermos nós mesmos. Casamento não é descaracterização, mas doação. Se Deus tem um propósito no casamento, pago um preço. Pagar um preço para estar ajustado para manter a aliança. Concordância não é pesado para ninguém. Quando estudamos a palavra 'concordância' saímos de que base? De um entendimento, de um acordo.

A destruição da unidade espiritual vem:

1 – através da discórdia.

A discórdia demoníaca, a discórdia que tem uma origem espiritual (Tiago 4.1). Tiago questiona: de onde provêm as guerras e contendas? De onde, senão dos prazeres que vem da vossa carne. Quais são os prazeres de sua carne? Tiago fala da auto-suficiência, a intransigência, a pseudo independência , o autoritarismo, o egoísmo, o ego sem Cristo. Tudo isso, que é e dá prazer à carne, traz luta para o casamento. Precisamos saber que vamos enfrentar guerra por causa dos prazeres da carne.

Consequentemente, o diabo traz discórdia ao casamento para destruir a unidade. Veja o que aconteceu com Adão e Eva. A unidade deles estava destruída. O diálogo de Adão depois da queda já não havia unidade, porquanto ele não disse 'foi nós', mas 'foi ela'. A desobediência rompeu a unidade. Muitas vezes, nós nos escondemos, porque faz bem para minha carne ser bonzinho, mentir para os outros – mesmo que não seja em palavras, seja em atitudes - , que os outros reconheçam que 'eu sou a vítima'.

Tudo aquilo que dá prazer a minha carne é motivo de discórdia. Jesus foi ao Getsêmani – que significa o local onde se mói o homem – e ele disse: 'faça a sua vontade e não a minha', pois, todas as vezes que faço a minha vontade estou satisfazendo a minha carne. Em Efésios 5, Paulo fala se amo a minha esposa não posso fazer mal a minha própria carne.

Unidade é dois em uma só carne. Então, se ela está enferma, estou enferma. Se ela está mal, estou mal. Precisamos vencer a discórdia quebrando os prazeres da nossa carne para que não tenhamos luta.

2 – através da solidão.

Eclesiastes 4.9-10. Solidão é ação demoníaca para quebrar a unidade. Você pode estar dormindo na mesma cama, mas ser solitário. Você pode estar dormindo na mesma cama e ser dividido. Satanás usa a solidão para atendermos todas as nossas deformações psicológicas, fazendo com que sintamos indignos, tenhamos problemas de auto-imagem, piedade, com que sintamos miseráveis, acabados e destruídos, ou que sintamos melhor que o outro.

Então, esta quebra de unidade isola a pessoa. O isolamento é para destruir esta lei espiritual, pois, se satanás quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão. Se o seu casamento está debaixo do propósito, está no centro da vontade do Senhor, você não se pode permitir a nenhum tipo de isolamento. Você tem que ter sempre o companheirismo, a amizade, a aliança e caminhar juntos. Satanás tem colocado, nas pessoas casadas, a sensação que é solteira.

Quando alimentamos a nossa deformação, nos isolamos. Este isolamento cresce e cria um muro de separação. Porque estou incentivando a outra pessoa a fazer o mesmo. Através do isolamento, satanás quebra a unidade.


3 – através do egoísmo.

Isolamento é diferente de egoísmo. II Timóteo 3.2-5: aqui Paulo fala de treze características de pessoas decaídas nos últimos dias. Egoísmo quebra a unidade, porque fomos feitos por Deus para vivermos em comunhão. Deus desejou a irmandade, a fraternidade, o caminhar juntos. Tudo que Deus criou para a comunhão. A criação é voltada para a comunhão. Todo animal, toda planta tem um macho e uma fêmea. Deus criou todas as coisas para que houvesse harmonia entre elas e o homem. E especificamente colocou amor no coração do homem. O amor é a partícula de Deus no homem que gera a comunhão no espírito.

A sociedade hoje faz tudo com que as pessoas sejam egoístas. Tudo está voltado e leva ao egoísmo. Dificilmente, não somos ensinados a repartir. Deus nos fez para compartilharmos. Eclesiastes 11.1. Deus fala para lançar o pão sobre as águas. Reparte com seis, com sete. Lança suas sementes porque você não sabe qual prosperará. Salmos 133, a palavra fala que a comunhão ordena a benção de Deus para sempre. Quando sou egoísta não posso ter sucesso, principalmente se sou um servo de Deus, porquanto, o meu sucesso nunca é um sucesso individual. Ele sempre é um sucesso para ser compartilhado, o qual, traz a abundância do Senhor para nossa vida (Lucas 6.38). Comunhão é repartir.

Quebrar toda discórdia do inferno, toda solidão e mentira que o diabo colocou em sua vida e todo egoísmo.

A falta de unidade no casamento é uma habilitação e um direito legal para não ter unidade com ninguém.


Cinco coisas que o inimigo usa para destruir a unidade:

1 – As impurezas.

O mal que muitas vezes não queremos enxergar. Paulo fala em I Coríntios 6.18 que nós devemos fugir de toda sensualidade carnar e fugir de toda a aparência do mal. Vivemos a época da internet e o diabo a tem usado para destruir os casamentos e quebrar a unidade. É um tal de conversinha furada em MSN; falta de seriedade, visitinha em Orkut para ver a fofoca do diabo, para ver o que fulano falou, para ver a carinha não sei de quem. É tal de visitar sites pornográficos.

O diabo achou um caminho que ilude e engana as pessoas. Ou você quer andar em santidade, andar na igreja, andar limpo, ou não quer. É uma opção. Se a minha carne quer me levar a acessar um site pornográfico, deve me levantar, orar, repreender e não fazer a vontade de satanás. Não brinque com satanás. Tem gente na igreja brincando com demônios. Foge da aparência do mal. Você sabe o que é mal. Só praticamos o mal se queremos, pois o Espírito Santo está em nós e quando desejamos praticar o mal, Ele nos mostra que é mal.

Então, para haver unidade é preciso fugir da aparência do mal. Em I Co 6.18-19: fugir da impureza porque o meu corpo é templo do Espírito Santo de Deus. Quem quer se aperfeiçoar na unidade, deve fugir da impureza.

2 – As más conversações.

I Co 15.33: as más conversações corrompem, destroem, acabam, eliminam com os bons costumes. Tem muita gente enganada porque pensa que falará um monte de besteira e asneira e nada acontecerá à sua vida. Tudo aquilo que fala de más conversações cai na sobre sua cabeça. Isto porque o diabo se relaciona com o mal e pega o princípio espiritual de Gálatas 6.7, qual seja, tudo aquilo que o homem semear, vai colher.

A crítica. As más conversações corrompe os bons costumes. De tanto você falar, o diabo toma as palavras que você fala e você toma jeito do demônio: aí não consegue mais orar, ter uma vida espiritual, porque tudo é um espírito crítico e demoníaco. Todas as vezes que pratica a má conversação, você está destruindo a unidade.

E Tiago fala do poder destruidor da língua. E é exatamente o que Paulo fala: o melhor de todos os costumes é ter o Espirito Santo nos dirigindo e desfrutarmos dos milagres e das bençãos espirituais.

Comece a enxergar as virtudes da esposa. Pare de enxergar as malignidades. Às vezes exaltamos a malignidade e não queremos que o mal venha sore nós. Exalte, fale aquilo que é benção. Que a sua palavra seja boa para consolar, exortar, edificar, nunca para destruir.

3 – O adultério.

I Co 6.16. Em Mateus 5.19, Jesus fala sobre o poder do adultério, que é condição para a separação de um casal. Quando satanás coloca o adultério em um lar, este adultério quebra a unidade. E, ao quebrá-la, faz com que a pessoa seja um com aquela que se uniu, se torne um numa unidade demoníaca.

Tem a unidade da benção e da maldição. A unidade do adultério torna a pessoa uma com a prostituta. Como satanás pratica todos os princípios de Deus e, através do adultério, torna a pessoa uma com o mal.

O espírito do adultério tem destruído os lares e quebrado a unidade. Quando você se acomoda do plano de Deus e baixa as guardas, o espírito do adultério vem para trazer destruição. E uma das principais quebra da unidade é o adultério. Esta é a malignidade dos dias de hoje.

4 – A interferência.

Em João 2.4. Jesus estava em um casamento. A única instituição que pode interferir no casamento é a igreja de Jesus Cristo. Todo mundo quer dar palpite e interferir no casamento dos outros. E temos aceito todo tipo de interferência e aí vem o espírito de confusão para destruir a unidade. Um casamento só pode ser feito pela igreja e só pode ser desligado também pela igreja. Um casamento só pode ser dirigido e disciplinado pela igreja., a autoridade de Jesus através da igreja.

Maria achava que podia interferir no ministério de Cristo. Um bom conselho é benção. Interferência que é tomar a decisão por você, não. Maria poderia ter dado um conselho a Jesus, mas quis chegar mandando. Ora, na multidão de conselhos há sabedoria. Você pode receber um bom conselho de qualquer pessoa, mas a decisão sempre tem que ser sua. Você precisa discernir aquilo que está por trás do conselho. A única interferência no seu casamento é da igreja de Jesus Cristo.


5 – As punições.

I Co 7.4-5. A mulher não tem poder seu próprio corpo, sim o marido. Semelhantemente, os maridos não ter o poder sobre seu próprio corpo, e sim a mulher. Não podemos, não temos direito de punir alguém com aquilo que não nos pertence. O seu corpo não lhe pertence, mas pertence ao seu cônjuge. O marido tem autoridade sobre o corpo da esposa e vice-versa.

Pode haver concordância para não ter sexo, desde que para oração e consagração e por tempo limitado.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Encontro de Casais 2008 - Parte II

Bispa Sônia Hernandes.


Texto: Ester 4.13-16.

Vemos aqui uma segunda orientação de Mordecai. Ele foi colocado na vida de Ester na posição de um sacerdote. Inicialmente, Mordecai orientou Ester para participar de um concurso, para se submeter, buscar a transformação que fosse necessária, porque enxergava no casamento com o rei Assuero o melhor para Ester.

Agora, mais uma vez ele entra em ação. Questiona Ester a razão de seu casamento. Apenas para viver um grande sonho? Apenas para deixar de ser escrava? Apenas para consolar Assuero? Não é só isso. Às vezes, achamos que o nosso casamento é apenas para curar e suprir as nossas carências afetivas. Muito mais do que uma necessidade de você suprir esta carência, Deus tem um propósito também para o seu casamento.

Deus tinha um propósito para Ester e para Assuero. Assim como também tem para o seu casamento. O casamento de Ester tinha o propósito de livrar o povo judeu das mãos de seus inimigos; fazer o seu nome reconhecido naquela terra, fazer com que as famílias se voltassem para Ele, para o adorar, para o servir. Deus tem um propósito para o seu casamento. E, cumprir e entender este propósito, é estar no centro da vontade de Deus.

Qual o propósito de Deus para o seu casamento? É um propósito ministerial. Disso depende a felicidade. A felicidade vem da presença de Deus e não das qualidades. É importante entender qual o propósito ministerial para o seu casamento. Somente haverá o bom, o agradável e o perfeito quando entendermos qual o propósito ministerial de seu casamento. Deus tem um propósito para o seu casamento que envolve: a) o ministério; b) o seu próprio casamento – porque de tão abençoado será benção para outros casamentos – e; c) sua felicidade pessoal (Isaías 61.9), como sendo e tendo uma família bendita.

O propósito de Deus, portanto, envolve estes três aspectos. Então, é importante que você busque qual é o propósito de Deus para o seu casamento. O que Deus espera de seu casamento, e a razão que Deus os uniu.

O grande problema que tem acontecido na casa de Deus é porque as pessoas buscam ao Senhor e acham e tem prova de Deus, tem todas os sinais do Senhor para casar com aquela pessoa, como Isaque e Rebeca, mas o seu casamento é um verdadeiro inferno.

Isaque teve todos os sinais de Deus que era Rebeca a sua escolhida. Gênesis 24.7 e seguintes. Abraão mandou seu servo buscar uma esposa para Isaque. E aquele servo buscou de Deus e pediu um sinal. O sinal que fora dado (v. 14). Deus confirmou que era Rebeca. Quando Isaque encontrou Rebeca, ele foi consolado (Gênesis 24.67). Quer dizer, era mesmo de Deus, todas as suas necessidades e carências restaram supridas. Só que o propósito ministerial do casamento não era só esse. Muitas vezes paramos numa fase do propósito. Foi cumprido uma fase mas não tudo o que precisava ser cumprido. Por isso, tem muita gente dentro da igreja que, apesar de haver buscado um sinal, no qual o Senhor confirmou, o casamento está um inferno. Porque o casamento não pára para suprir suas carências. Somente existirá casamento se você cumprir o propósito ministerial que Deus tem para o seu casamento.

Só vai existir felicidade plena quando cumprir o propósito. Do contrário, você andará na misericórdia de Deus. Esta parte de carência, daqui a pouco você já esqueceu e desejará mais. A única pessoa que tem mais, no entanto, dentro de um casamento para dar a você, renovando a sua força é o Senhor. A única coisa que tem o novo para você é a palavra. Deus nunca tem pão velho.

O exercício do ministério, seja qual for ele, de serviço, de suprimento, de governo, levítico, sacerdotal, faz com que um fique mais admirável aos olhos do outro. Você começa a admirar mais o seu marido e o seu marido admirar mais a você. Porque além de tudo é uma mulher de Deus, uma mulher que ora, que tem uma palavra sábia, que as pessoas procuram, não é uma mulher problemática, pois, em você está a solução dos problemas. E esta admiração não cessa. Normalmente, em um casamento, o casal começa apenas a ver defeitos um do outro, porque não tem o propósito ministerial. Quando não existe este propósito ministerial, tudo começa a irritar, inclusive as coisas boas, há uma insaciedade, situações que fazem abrir uma brecha para, por exemplo, a pornografia, a outras coisas que penetram no casamento.

Ter o ministério e saber qual é este ministério, é tão fundamental e importante quanto estar casado. Isto é o que vai renovar a força. E precisa ser compartilhado um pelo outro. Participar e apoiar o ministério do outro. É uma oferta do casal, no qual, os dois sintam prazer nisso, desafiados e sintam a aprovação do Senhor.

Buscar o propósito do casamento é fundamental e ,é um segredo da família que não teve problemas e foi bem sucedido dentro da Bíblia. Qual foi a família, na bíblia, que não teve problemas? Abraão, Isaque, Jezabel e até de Jesus tiveram.

Jeremias 35.2-10. Eles não tinham casa, não tinham a vinha, não tinham a sementeira, mas eram prósperos e abençoados, porque cumpriam o ministério familiar. A família tinha um ministério, que envolvia não beber vinho, não construir casa e não ter plantação; serem sempre nômades. Enquanto eles foram nômades prosperam, têm vitórias, alegrias, proteção e a família é unida. Esta é a benção de você entender qual o propósito ministerial de sua casa e de sua família. Enquanto exerce este ministério, sua família será próspera, unida e abençoada. No entanto, sua família precisa saber qual este ministério.

Muitas famílias, como a de Davi, se perderam porque, os pais conquistaram, porém, não falaram aos filhos que eles nasceram em uma família que, enquanto fossem para a guerra e conquistassem seriam felizes, ou seja, que eles eram de uma família de guerra.

O propósito ministerial mantém unida sua família, dá direção, cria um plano, uma rota. E é muito fácil saber quando você saiu fora, pois sabe para onde quer chegar, e a corrige.

Daí, vem muitas situações: enfermidades, dificuldades financeiras, opiniões de fora, que às vezes faz com que você, junto com sua família, saia da rota. Mas quando lembra qual o chamado de sua família e de seu casamento, você retorna. Às vezes, são as coisas internas: a competição, a inveja, o espírito de crítica, o orgulho, a depressão, a preguiça, o egoísmo, etc, que nos tiram da rota. Ter a consciência do propósito ministerial de seu casamento é fundamental.


COMO ALCANÇAR OS PROPÓSITOS NO CASAMENTO.

E para alcançarmos estes propósitos no casamento, é fundamental ter visão, amar, mudar, investir e ser pró-ativo:

AMAR.

1 - Estar disposto a amar. Amor não é sentimento. Amor é verbo, porque Deus é amor. A manifestação do amor de Deus na terra foi Jesus. Jesus é o verbo. Então, amor é atitude. E resolvo ter esta atitude, disponho a ter atitude, me abro a ter esta atitudes. Amor são atitudes. O verbo é uma disposição. Amar não é um sentimento.

As famílias bem sucedidas não acontecem por acaso. Demanda muito esforço. Para ter um casamento feliz, uma família feliz, é preciso pagar um preço. Há um preço a ser pago, não sai do além. Você precisa se esforçar, melhorar, mudar. A nossa saúde mental e o bem-estar emocional dependem do nosso casamento. Procurar sempre, melhorar o seu casamento.

O propósito do seu casamento é que sua família seja bendita e abençoada. Ajude o outro a corrigir a rota e voltar ao chamado. Precisa ter a visão clara de onde você quer chegar. Ter um propósito é ter uma visão de Deus para sua vida, seu ministério e seu chamado.

O amor paga um preço, é o verbo, uma ação, um conjunto de atitudes, investe (I João 4.10). Se Deus de tal maneira nos amou, devemos amar também os outros. Nisto consiste o amor: não que tenhamos amada a Deus, mas que Ele nos amou. Muitas vezes, a pessoa do nosso lado, o nosso marido, o nosso filho, não estão em condições de serem amados, não são pessoas amáveis, suas atitudes daquele momento não são dignas de amor. Porém, não amo porque a outra pessoa merece; amo porque amo!

Precisamos entender, então, que 'vou amar' porque tenho uma consciência espiritual de um chamado. Porque Deus deu um sinal e tenho confirmação do Senhor que é o meu eleito. Por isso que Isaque não desistiu de Rebeca e continuou orando ao Senhor: não conformo, esta é a mulher que o Senhor tem para minha vida e não vou casar com outra, não vai cair no pecado de meu pai; eu vou orar por Rebeca. Ele corrigiu a rota, pagou um preço.

O amor investe e paga um preço mesmo quando não é amado. O amor quebra a barreira da inimizade, porque ele é humilde, não é orgulhoso. O amor é bem humorado, alegre e feliz. O ma humor mais orgulho é uma fórmula fatal. O amor investe, é bom investidor porque crê, acredita. O Senhor, hoje, quer dar sentido para o seu casamento, sentido para o seu lar, sua casa e sua família.

MUDAR.

2 – Para ter um casamento e uma família mais felizes é preciso mudar. Significa que você precisa mudar! Do jeito que está, não vai 'rolar'. Não existe nada melhor do que aquilo que você está vivendo, se você não mudar. Quem, realmente, precisa mudar é você.

Em João 3.1-4: vemos um mestre, um principal, alguém que tinha alguma coisa muito boa: Nicodemos. Quem era Nicodemos? Não era qualquer um, mas um dos principais dos judeus, pessoa qualificada, boa,m muito conhecimento da palavra, uma pessoa reconhecida e que tinha um nível espiritual, uma qualidade de vida espiritual pessoal e realização muito boas. Só que ele queria mais, não estava feliz, desejava muito mais. E Jesus disse: 'você precisa mudar', 'nascer de novo'. Simplesmente uma mudança radical, ser outra pessoa. Para ser melhor, precisa ser outra pessoa: com outra informação dentro da cabeça, se livrar de todas as experiências familiares que você teve até hoje, se livrar das informações familiares que teve, das referências sociais; e nascer de novo, ou seja, ser outro, é mudar.

Depois de um tempo no casamento, a pessoa fica assim: 'já sei'. Ela 'sabe e já experimentou de tudo'. Quer dizer, não precisa de nada mas precisa de tudo, porquanto não está feliz. Se você quer ter um casamento melhor, ter uma família melhor, precisa querer mudar.

E mudar dói. Pois, em primeiro lugar, é preciso ter consciência que você errou. Reconhecer, sinceramente, que há coisas em que falhamos. Talvez, não tenhamos a real consciência em que estamos falhando, sinto, porém, que ele não está satisfeito, não está bem. Eu sento não para me defender, mas para escutar. Não para me justificar, mas ouvir. Tirar do casamento tudo aquilo que está matando. Se realmente o meu propósito é ter um casamento feliz, uma casa feliz, uma família feliz, aquilo que meu marido falou, minha esposa, meu filho, precisamos escutar e mudar. Pedir ajuda.

Então, se você está determinado, você falará o que o outro precisa mudar, porque tem machucado, ferido, e ajudará a outro a mudar. Ester não mudou sozinha, todo mundo jejuou por ela, a ajudou. Não ficou para ela fazer sozinha. Todo mundo fez junto. Como posso ajudar a mudar?

Estar disposto a mudar: a) naquilo que você precisa mudar e; b) ser humildade para pedir ajuda. Daí, você conhecerá o lado de suporte de amor. Do dia que não conseguir, você não será julgado, mas suportando em amor, terá alguém que estará lutando e jejuando com você para que consiga viver esta mudança. Isso é cumplicidade, concordância, unidade e é o lugar onde Deus ordena sua benção.

Para ter um casamento feliz preciso 'sair do eu e pensar em nós'. O que ´bom para nós? Se desejamos ter uma família abençoada, precisamos ter o 'nós abençoados'. E quando sei que deixei de ser 'eu' para 'sermos nós'? Quando a vitória de um não me deixa mal porque não venci.

Muita gente tem vivido dois 'eus' dentro de casa. O quanto o outro ficar feliz, faz você ficar feliz? Ou só fica alegre com as coisas diretamente relacionadas a você? O quanto somos nós? Deus para ser 'nós', para nos resgatar, deu seu filho, ele investiu, abriu mão de seu filho, ele mudou. Jesus deixou de ter toda a glória, todos os anjos, toda a pompa para se transformar em homem para nos resgatar e nos trazer, nos transportar do reino das trevas para o reino da luz. E se alegrou por isso. Ele mudou. Se Deus se abriu para mudar, eu preciso também me abrir para mudar.

INVESTIR.

4 - Para ter um casamento feliz e cumprir o propósito de Deus: estar disposto a investir e não abrir mão. Isso significa ter paciência. Paciência é acreditar no outro; é dar tempo ao outro. Paciência é acreditar que Deus é poderoso para cumprir as promessas dele em sua casa.

Em atos 16.31 não fala que alguém tem de mudar. Fala que você tem que crer. Crê no Senhor Jesus e será salvo você e sua casa. A salvação não está condicionado a ele, mas à sua fé. Crer, não abrir a mão, não desistir e investir. Às vezes, estamos preocupados o que outros falarão de nós. Deus tem um propósito, continue a crer. Deus tem uma aliança com você.

SER PRÓ-ATIVO.

5 – Seja pro-ativo. Nunca reativo. Se você tem um propósito, tem uma visão e ama, seja coerente com aquilo que você crê, com aquilo que você quer, com o seu chamado que Deus tem para sua vida.

Coloque uma pitada de bom humor no seu casamento e na sua família. Aprenda a rir de você mesmo e de seus erros. Faça a coisa mais leve. Isso fará o seu casamento durar mais. Aprenda a fazer sua família a viver de bem com a vida em toda e qualquer situação, sabendo que Deus tem um propósito e não o coloca em projetos frustrados e falidos. Não enxergue uma situação como o fim da linha. Enxergue uma situação como parte de seu caminhar. De repente para corrigir, para parar, consertar, ter paciência e ter coisa melhor. Em tudo e por onde for Deus lhe dará vitorias. Porque você quer melhorar e isso sobe ao altar de Deus.

Você quer melhorar o seu casamento. Enquanto você tiver em sua lembrança que quer ter um casamento melhor, você enxergará, terá a visão do seu chamado, do seu propósito. Você vai se dispor a amar com atitudes. Você vai se dispor, efetivamente, a mudar e investir. Antes de se defender, ouça; antes de jogar na mesma moeda, ouça. Se respondeu de forma errada, não emburre. Se fez alguma coisa que não gostou, não julgue. Isso tira você da rota. Se não tem tido atitudes coerentes tenha você coerentes com a visão, com o chamado, com o propósito e o Senhor o honrará. Dessa forma você reagirá de acordo com o seu chamado e não de acordo com a situação. Isso envolve uma carga de amor, carga de fé e Deus o honrará e dará vitórias. Suas armas são espirituais. Desistir jamais.

Encontro de Casais 2008 - Parte I

Apóstolo Estevam Hernandes.

Um casamento de honra.

Texto: Ester 2:7-10 e 17-18.

Vemos, nesta passagem, a estratégia de Deus para o casamento de Ester. Este casamento foi preparado por Deus fora dos padrões que muitas vezes podemos imaginar como normal. Entretanto, preparado dentro de um propósito maior. E esta é a primeira verdade espiritual: Deus tem um propósito no seu, no nosso casamento.

DEUS TEM UM PROPÓSITO PARA O CASAMENTO.

Precisamos assumir um compromisso diante do Senhor e desfazer todas as malignidades. A primeira são as palavras. Há poder em nossas palavras. Muitas das lutas que passamos é porque satanás pega as nossas palavras no mundo espiritual e as traduz em grande luta e grande amarração.

Deus deu uma estratégia para Mordecai: Ester ir até o rei e não falar qual a sua nacionalidade. Para um religioso, esta poderia ser uma estratégia que Mordecai usou para manipular, para que Ester mentisse. Só que, o que ele fez, guiado pelo Espírito de Deus, foi que na hora oportuna, Ester declarasse a sua nacionalidade. Se fizesse naquele momento, o plano de Deus não poderia ser cumprido, uma vez que Hamã ainda estava forte e destruiria Ester. Há um tempo de mantermos a nossa boca fechada para que o propósito de Deus se cumpra.

Muitas vezes, satanás pega nossas palavras e ele as joga contra as nossas vidas. Deus tem um propósito para o seu casamento, então, por que pensamos e falamos contrariamente a isso? Precisamos, espiritualmente, quebrar aquilo que praticamos e que traz maldição para o nosso casamento.

Ora, se Deus tem um propósito para o nosso casamento, por que falamos: 'vamos separar'? Isso é uma malignidade que está no mundo espiritual. Quando acredito no propósito de Deus, preciso pagar um preço por este propósito. Daí, não podemos jamais, através de nossa boca, romper aquilo que está estabelecido no mundo espiritual. Se você já falou isso mas ainda não separou, é porque Deus está lhe sustentando debaixo de misericórdia de Deus. E misericórdia não é bom, porque significa que Deus está suportando você. Precisamos trazer o nosso casamento para o centro da vontade de Deus. Se você disse isso, é preciso arrepender-se e quebrar isto no mundo espiritual.

Um casamento abençoado envolve: Diálogo: ou seja, a capacidade de falar aquilo que sinto e necessito. Um casamento deve ter maturidade. Maduro em ouvir e não deixar que, aquilo que ouço, me destrua. Então, dentro destes dois princípios de maturidade e diálogo, precisamos fazer um exercício: em concordância, falar ao outro aquilo que normalmente traz conflitos, brigas e desavenças. Que trazem confusão e luta, fazendo com que o diabo aproveite-se disso. Depois, tenha humildade para ceder e assumir um compromisso diante de Deus para ajudar um ao outro a fechar as brechas nestas áreas e ter vitória.

A partir do momento em que Deus estabelece para Ester o seu casamento - mesmo que fora dos padrões que os judeus praticavam, posto que, um judeu não casava com um não judeu, no entanto, Deus tem caminho superior e não está sujeito às leis dos homens, é poderoso para realizar segundo o seu desejo - , estabelece um propósito, qual seja, Ester casaria com Assuero para que, no futuro, ela como rainha, pudesse intervir e trazer para o povo judeu o purim e deixassem a condição de escravos.

Igualmente, temos que buscar o propósito de Deus para o nosso casamento. Muitas vezes, isso pode parecer uma coisa subjetiva. O que Deus tem para realizar na sua vida é maior que a sua própria vontade. Você sabe qual o propósito de Deus para seu casamento? Precisamos buscar de Deus qual este propósito.

ENTENDER O PROPÓSITO DE DEUS PARA O CASAMENTO.

Para entendermos qual o propósito de Deus para o nosso casamento, há algumas linhas básicas. Precisamos conhecer quais são, espiritualmente, os cinco propósitos de Deus para o seu casamento. No de Ester, o propósito de Deus era torná-la rainha, elevá-la a uma condição para levar libertação ao povo e ser levantada para que Deus pudesse interferir na vida do povo.

E, para todos aqueles que se casam no Senhor, os propósitos de Deus são:

1º – Dar Frutos Espirituais. Deus não fez o seu casamento estéril. O primeiro propósito de Deus foi para que seu casamento desse fruto espiritual, ou seja, o seu casamento esteja inserido em um contexto ministerial. Deus quer o nosso casamento em um ministério.

2º – Que o casal se completem. No capítulo 2 do livro de Gênesis, Deus desejou que homem e mulher se unissem para fazer um ao outro feliz; que o homem fosse o cabeça do casal e a mulher, a auxiliadora. O propósito de Deus, então, é que vocês se completem como uma união. Fazer o outro feliz, completando-se.

3º – Tenha filhos. Se multiplique. Deus não tem um propósito para a família que seja exclusivista para somente os dois. Tenha filhos. Deus disse a Adão: crescei-vos e multiplicai-vos. Então, o propósito de Deus é que tenhamos filhos.

4º – Prosperidade. O propósito de Deus é que você prospere, que você tenha um casamento próspero, ou seja, um casamento bem sucedido em todas as áreas.

5º – Ter uma família bendita. Foi aquilo que Deus fez com Abraão. Adão recebeu propósitos de Deus. Abraão recebeu propósitos de Deus: fazer uma família bendita sobre a terra.

Quando pegamos estes cinco propósitos, você vê que tudo o que envolve o relacionamento a dois, estão inseridos nestes propósitos. Aí, você pode ver os desdobramento deles e enxergar qual o propósito ministerial para cada casal.

Ao desviarmos desta verdade, somos roubados espiritualmente. Então, devemos colocar o nosso casamento no centro da vontade de Deus. Romanos 12.2: A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.

Na Bíblia, vemos exemplos de pessoas (casais) que, apesar dos conflitos, colocaram o casamento no centro da vontade de Deus.

1º – Abraão e Sara. Eles tiveram conflitos? Sim, por causa do filho que não tinham mas Deus queria que tivessem. Abraão se casou com Hagar por causa de seu conflito com Sara. Sara queria, de qualquer maneira, dar a Abraão um filho e por causa disso entrou em conflito pessoal. Mas eles trouxeram o casamento para o propósito de Deus e todas as coisas se estabilizaram. Então, todas as promessas aconteceram na vida de Abraão.

2º – Isaque e Rebeca. Rebeca era estéril. Precisavam trazer o casamento para o centro da vontade de Deus. Tiveram, pois, conflitos na criação de filhos. Rebeca ajudou a enganar a Isaque, fruto do conflito e favorecimento de mãe. Quando, no entanto, colocam o casamento no centro da vontade de Deus, ele executa sua vontade perfeita.

3º – José e Maria. O conflito foi que José desejava ir embora e largar Maria. Entendeu, porém, que aquele era o plano de Deus, não convencional. Maria recebe através do Espírito Santo de Deus um filho e coloca o casamento no centro da vontade de Deus e estabelece uma família perfeita.

4º – Ester e Assuero. Eles tiveram muitos conflitos porque Ester não podia se apresentar diante do rei. Mas ela quebra as barreiras e protocolos reais e se apresenta diante dele. Aí ela coloca o seu casamento no centro da vontade de Deus.
Hoje você está colocando seu casamento no centro da vontade de Deus e por causa disso viverá todas as promessas. Deus o abençoará e o inimigo cairá por terra e os desejos do diabo contra os propósitos de seu casamento serão desfeitos. Diga: “Eu vou por hoje o meu casamento no centro da vontade de Deus”. Casamento só existe no plano de Deus. Não existe casamento fora do plano de Deus.


TIPOS DE CASAMENTO:

Existem dois tipos de casamento:

1º - Casamento Jonas.
Deus tem um propósito, um caminho e uma direção. Mas a minha vontade é contrária à tudo aquilo que Deus quer. Porque, deduzo que posso conduzir a minha vida. No casamento Jonas, porém, só tem tempestade, desespero, perda e habitação num lugar de escuridão. É o casamento daquele casal que aceitou a Cristo, frequenta a igreja, mas não tem acerto para deixar Deus dirigir seu casamento.

O casamento Jonas acontece quando imponho as minhas condições para Deus. Ele trabalha na sua vida para que justamente você não imponha suas condições a Deus. Este casamento é a pior de todas as malignidades dos dias de hoje, porque não nos submetemos à vontade de Deus. Sabemos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. A minha submissão ao plano de Deus faz com que verdadeiramente o meu casamento seja uma grande benção. Devemos, portanto, submeter todas as nossas vontades à Deus; ao contrário, enfrentaremos toda sorte de tempestade, malignidade e destruição.

2º – Casamento
Rute. Neste casamento, a vontade de Deus se cumpre partindo da desgraça, da maldição para se tornar uma grande benção. Rute perdeu seu marido, mas foi fiel, se preocupou com a sua sogra, Noemi, porque Rute foi obediente, aceitou a direção de Noemi, aceitou o plano de Deus, e conheceu um grande resgatador que foi Boaz.

Quando nós temos um casamento Rute, garantimos a nossa herança na terra. Jesus vem da raiz de Obede; este de Boás que chega até Jessé; de Jessé até Jesus. Este é a extensão do plano que Deus tem para a sua vida. Muitas vezes, não conseguimos entender a grandiosidade do plano de Deus para a nossa vida. Quando, no entanto, sou fiel, submisso, 100% cordato com a vontade de Deus, sem questioná-la, o meu casamento vira casamento Rute. Então, Deus cumpre um propósito grandioso e maravilhoso, que você não pode imaginar e não entender. A obra que Deus tem para o seu casamento é o que você ainda não viveu.


O CASAMENTO NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS

Para estar no centro da vontade de Deus, o casamento tem que ter o envio, a concordância e a cobertura.

A – O ENVIO APOSTÓLICO:

Você foi enviado para abençoar o seu cônjuge. Deus o chamou, o escolheu no ventre de sua mãe para ser o abençoador de sua esposa. Você tem o envio de Deus que torna o seu casamento habilitado como está em Lucas 10: Deus deu a Jesus a direção para que enviasse seus discípulos e eles enviados começaram a fazer e terem sucesso. Somente embaixo do envio existe sucesso. Deus que o sucesso.

No capítulo 1 do livro de Josué, Deus disse a Josué que o abençoaria, prosperaria e faria dele um homem conquistador. Porém, era ele quem faria prosperar os seus próprios caminhos. Deus deseja que no envio tenha sucesso. Só em Deus existe um casamento perfeito.

Para termos sucesso, Deus vai nos limpando. Esta limpeza de Deus passa exatamente por aquilo que está no livro de Efésios. Então, lemos em 5:22-23: a mulher seja submissa ao seu próprio maridos como ao Senhor. A mulher precisa desejar ser submissa os seu próprio marido, mesmo que, em algumas vezes, talvez, doa, seja difícil, nem mesmo entenda, entre em luta por causa disso, mas seja submissa.

A coisa mais importante do envio é cumprir a palavra. Não existe envio sem estarmos 100% debaixo da palavra. O envio é o exercício da palavra.

Agora marido. Versículo 25: Maridos amai vossa mulher como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela. Você tem amado sua esposa como Cristo amou sua igreja? Este versículo 25 é o versículo chave do casamento, porque, se a mulher é submissa ao marido, a responsabilidade do marido é maior que existe, pois tem que amar sua mulher como Cristo amou a igreja. Cristo amou a igreja sem limites, dando-se por ela, entregando-se por ela, para que ela fosse santificada pela palavra. Então, o envio do marido, o desafio como homem é este:amar a esposa como Cristo ama a igreja. Precisamos ter consciência que é difícil e é preciso crescer nisso, para que possamos lutar para ser este marido.

O que Cristo fez pela igreja? a) sofrer; b) deu honra à igreja; c) suprir a igreja; d) salvou a igreja.

Se não tenho esta consciência espiritual não posso praticar o meu envio. E qual o erro? O erro é que ela seja submissa a mim. Mas esqueço que para ter o direito legal que ela seja submissa a mim, o meu amor deve ser como o amor de Cristo. Se eu quebro esta palavra, ela quebra também. E se quebrarmos a palavra, não tem envio. Quando os dois praticam a palavra, estamos debaixo do envio. Eu vou abençoá-la e ela me abençoará. Aí, teremos o sucesso do Senhor.

Então, as mulheres sejam submissas ao marido que a ame, que dá a vida por você, que vai honrá-la sobre todas as coisas.

Ser este marido e ser esta mulher é estar debaixo do envio. Estar debaixo deste envio, aí sim, envolve a concordância espiritual. Amós 3:3: dois não andam juntos se não concordarem.

Ainda, o casamento no centro da vontade de Deus tem que haver:

B – A CONCORDÂNCIA:

O casamento tem que estar debaixo da concordância, porque a concordância é a pluralidade de Deus. Jesus, em Mateus 16, estabeleceu a concordância. Este é o princípio espiritual que trará a benção do Senhor ao casamento. Quando Ester se apresenta a Assuero, ele a reconhece como esposa e faz um grande banquete. Eles formaram uma unidade do Senhor.

Continuamos no capítulo 5 de Efésios. No verso 31-32: qual é este mistério que Paulo se refere? É o mistério da unidade. A unidade só existe na concordância. João 17.21: Pai, que eles sejam um, como nós somos um.

Existe unidade carnal. A unidade é espiritual refletida carnalmente pelo ato sexual. A unidade entre marido e mulher se estabelece para cumprir o propósito da prosperidade anteriormente citada. Jesus disse que a casa divida não prospera. Para cumprir o propósito da prosperidade é necessário a unidade. A unidade cumpre o propósito de Deus ministerial, pois estou ministerialmente diante do Senhor; cumpre o propósito da minha oração porque se estiver e desacordo com minha esposa ou brigado com ela, a minha oração não é atendida. Então Jesus ora, em João 17, por esta unidade. Em Amós 3.3 diz que dois só andam juntos se concordarem. Então, temos este mistério que é da unidade.

Satanás transformou o mistério da unidade em uma promiscuidade sexual, ao fazer com que homem se ajunte sexualmente como um animal. O animal faz sexo para a procriação. Satanás coloca isso e quebra a unidade espiritual. O sexo, na essência da palavra, só pode existir quando for uma unidade espiritual. Paulo fala aos coríntios que o sexo nos torna um.

O diabo tem trabalhado na discordância. Há um afastamento de tudo aquilo que é unidade. Tenho então as minhas coisas, o meu objetivo, dando brecha para o espírito da inveja, enfraquecendo e não tendo autoridade no mundo espiritual.

O desafio para um casamento para ter honra é ter a concordância e ela vem do Espírito Santo. Na primeira epístola aos Coríntios (capítulo 13), Paulo fala que o verdadeiro amor é doação, que significa, me entregar como Cristo se entregou. E esta entrega é para que haja concordância.

A vida sexual por si só não é nada. Ela precisa ser aquela que traduz a minha unidade espiritual. Quando isso acontece, estou praticando esta unidade. Jesus falou em João 15 que quando estou em unidade, tudo o que peço, o Senhor me dá. Nós temos este desafio de buscarmos plenamente esta concordância.

O que impede uma pessoa ser cordata? As suas deformações, por exemplo, a arrogância, a prepotência, quando não é humilde, não tem o desejo de acerto e movido pelo espírito da confusão. No casamento não existe o 'dono' da verdade, porque Paulo fala dois, deixem pai e mãe. São dois em uma só carne, de tal modo que, Deus preparou espiritualmente que tivessem uma comunhão perfeita. Duas cabeças; uma única direção, a do Espírito Santo de Deus.

E, para alcançarmos a concordância devemos:

1º – Aprender a ceder. O amor ágape é o amor-doação.

2º – Entender. Em João, capítulo 6, Jesus faz o milagre da multiplicação dos pães e peixes. Os discípulos, depois, vão para o mar. Eles viram o milagre mas não entenderam o milagre. João fala que eles não entenderam a grandiosidade do plano de Deus e que Jesus era o Messias. Isto, por causa do ensinamento do judaísmo e das sinagogas. Imaginavam o Messias guerreiro, de uma linhagem real e que seria o todo-poderoso. Estavam diante de um messias simples, um homem do povo, sem formusura. Muitas vezes, não entendemos para chegar a concordância; não entende que a minha opinião é para o crescimento, determinadas coisas que precisa entender para concordar.

3º – Praticar. Quantas vezes você falou para o seu marido ou para sua esposa 'eu concordo com você?'. A prática da concordância: ligo na terra, está ligado nos céus. Passar, conscientemente, por este processo para alcançar a concordância. Precisamos colocar estes princípios, estabelecer um processo para que isto aconteça e satanás não ache lugar. Em tudo, seja coisas pequenas e coisas grandes. Ester foi 100% cordata com Mordecai.

C – A COBERTURA.

Precisamos de uma dupla cobertura: da nuvem e em cima, a cobertura de Cristo. Qual a cobertura que você precisa? Em primeiro lugar, da nuvem, ou seja, você para ela e ela para você. Cobertura é proteção, é amor, é dar a condição de proteção contra o mal. A nuvem os protegia para andar no deserto. Então, o marido é o cabeça. A esposa a sustentadora. Nós somos o teto protetor um para o outro. Se eu quebro a linha de proteção, de concordância, de desfaço a minha unidade, eu tirei a cobertura de minha esposa de minha vida. As minhas decisões individualizadas trarão habilitação para que satanás possa destruir. Sozinho, eu erro, enfraqueço, não tenho a autoridade. Você precisa, espiritualmente, da sua esposa. Orar um pelo outro e orar juntos.

O marido é o cabeça, então, é cobertura espiritual; a esposa é cobertura do marido. Se se quebrar isto você fica sem a nuvem e morre. Ninguém suporta andar sem a nuvem para ficar protegido dos dardos do maligno.

Em segundo lugar, precisamos da cobertura de Cristo, ou seja, da igreja. Mateus 18.16: o seu casamento precisa estar debaixo da cobertura da igreja para que satanás não o destrua e não traga toda sorte de malignidade e roubos.

Precisamos colocar o casamento debaixo da cobertura da igreja. E isso significa, praticar os vários princípios ditos aqui: colocar o casamento debaixo de uma aliança de fidelidade com a igreja, debaixo de uma aliança de santidade com a igreja e colocar debaixo de uma aliança de autoridade da igreja.

Quando fazemos isso, não tem como satanás nos destruir, porquanto, no nível espiritual, no qual, a nossa luta não é contra a carne e o sangue, os homens não podem chegar, os demônios não podem tocar no seu casamento porque tem a proteção da nuvem. Então, você o adultério, a mentira, tudo aquilo que é humano e tudo aquilo que é espiritual.

São estes os PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS que trarão a revolução no seu casamento. Quando temos o envio, a concordância e a cobertura, temos o casamento no centro da vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. E os dois cumprirão os propósitos de Deus aqui na terra. Este conceito espiritual traz a possibilidade de crescimento e de maturidade.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Palavra do Ano Apostólico de Davi

Texto: I Samuel 16.1-14.

Deus havia desejado um rei. E Saul havia sido escolhido, só que ele jogou fora a sua unção. Então, Deus disse a Samuel: 'tenho um homem segundo o meu coração (Atos 16.22). Davi era um homem que Deus desejou marcá-lo, levantá-lo e fazer dele realmente um diferencial.


E o ano de Davi significa vivermos o poder da eleição. Em João 15.15-16, o Senhor fala que não foste vós que escolhestes a mim, mas eu vos escolhi. E Jesus nos disse que muitos são chamados mas poucos são os escolhidos. Por isso que o evangelho é revelação e não pode ser banalizado como o diabo quer. O evangelho significa eleição e viver o poder da eleição é viver João 1º: o Senhor veio para os seus, mas eles não o receberam; a todos os quantos o recebeu deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creram no seu nome.


Tem muita gente que pensa que Deus precisa dele. Na verdade, nós é quem precisamos de Deus. A minha eleição é aquilo que, realmente, ninguém pode tirar. Não se compra com dinheiro, não se adquire com sacrifícios, não se adquire com nada, é graça. Nós fomos eleitos pela graça, escolhidos por amor de Deus.


Mesmo estando fora dos padrões. Davi estava fora dos padrões que Samuel imaginava. Deus disse, no entanto, que o homem vê o exterior. Deus desejou a você e por isso tem o poder da eleição.


Este é o ano de viver a força da unção. Davi tinha que enfrentar um gigante que todo mundo tinha medo. O exercito de Saul esperava quarenta dias e ninguém tinha a coragem de se levantar. Mas aparece Davi, porque ele tinha a unção. A unção é a marca de Deus em nós, é aquilo que está escrito em I João 2.27, ela nos ensina todas as coisas, nos capacita e nos faz verdadeiramente espirituais. O homem sem unção é um homem carnal. O homem é homem normal. Com a unção é uma dinamite poderosa nas mãos de Deus. E a unção de Davi fazia com que ele fosse diferenciado.

E quando ele pôs os pés no campo de batalha, o diabo tremia e dizia: chegou o ungido de Deus. Neste ano, ondo você chegar, o diabo tremerá porque entenderá que chegou o ungido de Deus.

É ano de quedas de gigantes. Davi não destruiu um. Ele derrubou todos os gigantes. Este ano é de quedas de gigantes. I Samuel 17.54. Deus deu a Davi um troféu: levou a cabeça do gigante. Davi carregava em todos os lugares a cabeça do gigante. Depois de algum tempo, levou a cabeça do gigante para Jerusalém porque era um troféu. Deus dará muitos troféus neste ano. Este ano cairá todos os gigantes de sua vida e o troféu estará em suas mãos.

É ano de vitórias. I Samuel 18.6-7; I Samuel 8.14. Onde Davi ia, Deus lhe dava vitórias. Aqui há um segredo espiritual: o ciclo que o mundo impõem às pessoas é limitado, ou seja, nem sempre a pessoa fica vencendo, ela fica um tempo sem vitórias. Isto é mentira do diabo. Literalmente, você nasceu para vencer e neste ano onde você for, Deus dará vitórias.


É ano de restituição. Tudo aquilo que o diabo roubou, teremos a restituição. II Samuel 30: não lhe faltará coisa pequena nem coisa grande; de tudo aquilo que fora roubado, será restituído. Ano de Davi é ano de restituição da: a) arca: Saul perdeu a arca; Davi a restituiu. É ano da restituição da arca, é ano da restituição do seu ministério e de sua vida ministerial. É ano da arca estar dentro da sua casa e isso significa poder de Deus liberado sobre a sua cabeça; b) daquilo que foi roubado: Saul foi roubado e ficou de braços cruzados; Davi foi roubado, mas foi atrás. Tudo o que foi roubado foi restituído. Não lhe faltará coisa pequena nem coisa grande em sua vida, na sua casa, na sua família, na vida profissional, em todas as áreas de sua vida. Serão dias de guerra, mas serão dias de restituição para o povo de Deus.

É ano de restauração. Hebreus 12.17: Esaú não achou um caminho de arrependimento. No Salmo 53, Davi encontrou o caminho de arrependimento. Davi confessou seu pecado, se arrependeu e Deus o restaurou. Deus o restaurará porque todas as acusações e todas a prisões e pendências do passado o Senhor cortará e colocará a marca do sangue do cordeiro. O Senhor restaurará vidas, casamentos, alegrias, pessoas desanimadas e caídas, ano de grande e poderosa restauração do Senhor. Restauração de sua condição de mulher, de homem de Deus e de seu altar.

É ano de assumir o reino. Chegou o tempo de assumir o reino. Você era ungido, agora é ungido e rei. Davi ficou sete anos em Hebron. Lá ele teve muitas vitórias. Davi teve quinze filhos de suas esposas e tantos outros de suas concubinas. Em Hebron teve seis filhos e reinou por sete anos. Deus restaurou completamente sua vida. Depois de restaurado, ele teve a benção de receber a união do reino de Israel. Com a morte de Saul, Davi ficou com a tribo de Judá, que o reconhecia como rei. As outras onze tribos, entretanto, não o reconhecia. Quando ele começa a ser levantado por Deus, Abner e o filho de Saul que ficou vivo, passaram a guerrear contra Davi. Porém, todos reconheceram Davi e o aclamaram rei. Davi, então, uniu o reino em todo o reino de Israel. II Samuel 2.2-3. É ano de assumir o reino que o rei tem lhe dado e a sua condição. Todo o espírito de divisão, de luta e guerra cairão. Ano de Davi é ano de guerra. Mas é ano de paz. Porque a cada vitória que Davi tinha, Deus lhe dava paz. Ele conquistou a sua paz através de suas guerras; a união dos reinos trouxe um período de paz e prosperidade. Este é o ano da união do reino pois isso significa deixar Hebron e ir para Jerusalém. Durante um tempo Hebron era bom. O melhor de Deus, porém, é Jerusalém.


É ano de prosperidade (ninguém ajuntou tanto quanto Davi). É ano de aliança (Deus fez uma aliança eterna com Davi. Este é o ano que Deus confirmará a aliança). É ano de alargar as estacas de tenda. É ano de derramar a água de Belém. É ano de se valer da arca. É ano de conquistar Jerusalém. Conquistar a Jerusalém significa conquistar o milagre.

Davi é o homem falado em toda a bíblia, é o mais citado, que teve mais vitórias e de Davi vem Jesus Cristo porque é da raiz de Jessé. Davi era aquele que dançava e escrevia Salmos e era um homem que conhecia o caminho da alegria. Você conhecerá o caminho da alegria, na sua casa, na sua família, você vai dançar e glorificar a Deus, terá as suas mãos cheias, verá a glória do Senhor. Este é o melhor ano de sua vida. É ano de ter um cântico de vitória em sua boca.